Renda corroída pela inflação, juros altos e aumento do desemprego pintam um cenário econômico não muito favorável ao consumidor brasileiro. Mas os belo-horizontinos estão dispostos a presentear no Dia dos Pais. É o que mostra a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), divulgada esta semana. A maioria dos consumidores da capital mineira - 92,47% - vai comprar presentes para os pais e pretende gastar em torno de R$ 105,67. No ano passado, o tíquete médio da data foi de R$ 103,47.
O vice-presidente da CDL/BH Marco Antônio Gaspar, atribui o aumento do valor ao atual cenário econômico, com alta taxa de juros e inflação elevada. "Nesse cenário, os consumidores vão gastar mais para adquirir o mesmo produto do ano passado", explica. Ele ainda destaca que, os consumidores que não vão presentear nesta data, têm como motivo a redução do poder de compra das famílias brasileiras.
Com a piora nos indicadores macroeconômicos, a intenção de compra da maioria dos consumidores belo-horizontinos - 52,33% - para este Dia dos Pais está menor, na comparação com a mesma data em 2014. Para 27,33% dos entrevistados o consumo será igual ao do ano passado, outros 18,31% pretendem consumir mais.
Dificuldades
O preço dos produtos é apontado pela maioria dos consumidores - 56,4% - como a principal dificuldade na hora das compras. As filas longas também são obstáculos para 15,41% dos entrevistados. As demais dificuldades apontadas pela pesquisa são: atendimento desqualificado (9,01%), qualidade e mix de produtos (8,14%), falta de flexibilidade na negociação (5,23%), formas de pagamento (2,33%), condições de pagamento (2,33%) e outros (0,58%).
Forma de pagamento
De acordo com 65,69% dos entrevistados pela CDL-BH, o dinheiro é a forma de pagamento preferida para as compras do Dia dos Pais. Segundo Marco Antônio Gaspar este resultado reflete a intenção do consumidor de evitar o endividamento. O cartão de débito ficou como a segunda opção do consumidor - 13,49%, 11,44% deles vão pagar de forma parcelada no cartão de crédito, em até três vezes, e 8,5% a vista no cartão de crédito.
Comemorações
52,16% dos consumidores revelaram ainda que o Dia dos Pais não ficará apenas no presente. 30,65% dos belo-horizontinos pretendem comemorar a data com um almoço em casa, 12,1% com um almoço fora de casa, 2,96% vão jantar fora com os pais, 2,15% vão fazer um churrasco em casa, 1,61% vão jantar em casa, e apenas 1,08% vão viajar.
Onde comprar?
Boa parte dos consumidores - 47,99% - deve recorrer ao comércio de rua para comprar o presente. Segundo a pesquisa, 30,5% dos entrevistados vão efetuar suas compras na região onde moram. A região central de BH será a opção de 11,6% dos consumidores. Os entrevistados que vão ao shopping totalizam 28,8%. Já 3,8% vão comprar na internet e 5,2% devem efetuar suas compras em outros locais.