Nova Délhi - O governo da Índia pediu aprovação do Parlamento para gastar 408,21 bilhões de rupias (US$ 6,4 bilhões) adicionais no atual ano fiscal, com o objetivo de fornecer capital para bancos e aumentar os investimentos em planos de desenvolvimento. Segundo o governo, o gasto extra não aumentaria o déficit fiscal.
O Ministério de Finanças afirmou que os gastos planejados incluem 120 bilhões de rupias em injeção de capital em bancos estatais. Estimativas oficiais indicam que bancos estatais indianos precisarão de cerca de 4,6 trilhões de rupias nos próximos cinco anos para acumular reservas e, assim, cumprir as exigências de Basileia 3 e aumentar os empréstimos para a economia.
Os gastos adicionais seriam financiados parcialmente por poupanças internas de 153,25 bilhões de rupias. No orçamento apresentado em fevereiro, o governo projetava gastos totais de 17,77 trilhões de rupias e estimava o déficit fiscal em 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB).
A proposta apresentada nesta sexta-feira deverá ser colocada em discussão pelos parlamentares na atual sessão do Parlamento, que termina em 13 de agosto. Fonte: Dow Jones Newswires.