A empresa de material esportivo alemã Adidas trabalha na criação de um conceito de fabricação automatizada de tênis esportivos sob medida diretamente nas lojas, anunciou nesta quinta-feira um diretor do grupo. "Os clientes terão calçados completamente adaptados a sua necessidade e que correspondem perfeitamente aos seus pés e a sua forma de se mover", explicou em uma entrevista publicada nesta quinta-feira no jornal Handelsblatt um integrante da direção, Glenn Bennett.
Depois que uma máquina de alta tecnologia medir os pés, o consumidor poderá pedir e fazer com que seja fabricado diretamente na loja o calçado que desejar. Minutos mais tarde, uma máquina automática entregará o produto, pronto para ser utilizado.
Uma equipe de 35 pessoas trabalha atualmente neste projeto, que a empresa batizou de "Store Factory", e que deve estar disponível em até dois anos. A estratégia, além de surpreender o consumidor, permitirá ao fabricante reduzir os problemas derivados do planejamento da produção e da gestão dos produtos. No entanto, estas "mini-fábricas" não pretendem substituir as enormes fábricas de produção que a Adidas tem na Ásia, disse Handelsblatt.
A Adidas, que enfrenta o descontentamento de seus acionistas, colocou em prática há alguns meses uma nova estratégia para enfrentar a Nike. O grupo quer estar mais presente no campo digital e mais próximo dos consumidores, com quem deseja reforçar a interação. O projeto "Store Factory" faz parte desta linha. "Aprenderemos a conhecer nossos clientes como nunca", prevê Glenn Bennett, que também é responsável pelas compras da empresa e que acredita que o projeto também pode se estender às roupas.