Rio, 13 - O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, projeta a construção de outras 12 usinas termonucleares no País até 2050. Conforme o último plano estratégico do setor, divulgado esta semana em Brasília, estão previstas outras quatro usinas até 2030, que devem ficar no Sudeste. Outras oito unidades estão planejadas para o horizonte de 2050, segundo o ministro Eduardo Braga.
"Devemos lançar planejamento até 2050 com outras oito unidades termonucleares. Se o Brasil cumprir todo o cronograma, chegará com 15 unidades até 2050", afirmou o ministro em palestra para militares no Rio.
Braga defendeu a importância estratégica das usinas nucleares, para o desenvolvimento da indústria com outros fins, como medicinal. Segundo o ministro, o governo ainda está em fase de estudos para definir o local das usinas, mas que devem ser concentradas no junto ao "centro da carga", no Sudeste.
"Precisamos ter escala. O sítio em que provavelmente vamos construir as quatro unidades até 2030 deve ser no Sudeste, por estar próximo ao centro da carga", afirmou Braga.
Mais cedo o ministro já havia defendido uma mudança no modelo de construção de usinas nucleares. Para tanto, é necessário uma mudança na Constituição, que não permite parceria público-privada no setor.