(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gastro Jazz Santa Tereza reúne histórias de empreendedorismo

Circuito gastronômico vai até 13 de setembro na Região Leste da capital


postado em 18/08/2015 13:57 / atualizado em 18/08/2015 15:40

Gastro Jazz combina música e boa comida no Bairro Santa Tereza(foto: Divulgação)
Gastro Jazz combina música e boa comida no Bairro Santa Tereza (foto: Divulgação)

Por trás do Gastro Jazz, evento que combina música e comida boa no Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, até meados de setembro, há grandes empreendedores de sucesso. Juntos, cada um dos doze proprietários de estabelecimentos participantes do circuito gastronômico, em estágios diferentes da carreira, já colhem os frutos de suas apostas: segundo os organizadores, no primeiro fim de semana do evento, houve um acréscimo no movimento em 15%.

Mas quem vê restaurantes ocupando quase um quarteirão inteiro ou, efetivamente, sobrados tradicionais, não imagina como foi chegar lá. É o caso do empresário André Carvalho. Já na casa dos 60 anos, ele resolveu abrir mão da profissão de serralheiro para montar uma pizzaria. Com as economias que guardou durante anos de trabalho, alugou uma casinha de esquina na antiga praça do Cardoso, um ponto remoto de Santa Tereza, onde antigamente havia a parada do trem. E não é que o "trem" deu certo? A aceitação foi surpreendente. Em pouco menos de 10 anos, a pizzaria Parada do Cardoso ocupava todos os prédios próximos à praça. Hoje, André tem uma equipe de 40 pessoas e está pronto para ampliar.

Outro exemplo é o Bolão II, herdeiro da marca mais tradicional do Bairro Santa Tereza. Sílvio Rocha e os filhos investiram alto num galpão com 500 m2. O segundo Bolão de Santa Tereza não é um bar fim de noite, mas um restaurante pronto para receber mais de 350 pessoas ao mesmo tempo. Silvio é irmão de José Maria Rocha - o Bolão original, atualmente aposentado. Ele ainda empresta o apelido à hoje franquia de restaurantes, que tem casas na Savassi, São Bento e Coração Eucarístico.

Elias Brito, da mesma forma, é um exemplo de empreendedor consciente. Começou como promoter na noite de Belo Horizonte. Aos 30 anos, sem emprego fixo, casado e já com um filho, cansado de trabalhar para os outros, resolveu arriscar tudo e virar empresário. Alugou uma loja no Santa Tereza e montou ali algo que também não havia no bairro: uma creperia gourmet. O dinheiro era curto no começo. "Trocava o almoço pela janta" relembra. Mas em poucos anos a La Crepe virou referência para os frequentadores de Santa Tereza. Hoje ele é dono de todo o sobrado onde começou como inquilino. E promete expandir e diversificar em breve.

Gastro Jazz


A festa de encerramento do Gastro Jazz Santa Tereza ocorre em 12 e 13 de setembro, no Mercado Distrital de Santa Tereza, com as delícias do festival e feira de artesanato. É a primeira edição do circuito gastronômico, que traz 12 opções dos melhores chefs das conhecidas cozinhas do bairro, classificado entre os mais tradicionais e boêmios da capital. Mais informações em www.gastrojazz.com.br.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)