O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, aprovou, nesta terça-feira, por unanimidade o pedido de licença de operação do terminal de passageiros 3 (TPS3) do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH.
Este era o último passo antes de o espaço iniciar as operações de voos internacionais, previsto ainda para este mês. Para aumentar o conforto dos passageiros, a concessionária vai transferir os voos internacionais para o terminal 3, o que deve liberar 40% da área do setor de embarque e desembarque para viagens domésticas.
O terminal ocupa o prédio antigamente usado para a aviação geral. A ampliação do mesmo começou ainda na gestão da Infraero. A previsão era que fosse entregue até a Copa do Mundo. Mas a soma de atrasos no processo licitatório e demora nas obras dificultaram a conclusão. O início da operação atrasou ainda mais porque a BH Airport, empresa vencedora da concessão do aeroporto no segundo semestre de 2014, decidiu alterar a destinação do espaço. Inicialmente, seria usado por uma companhia aérea, mas, em vez disso, a concessionária preferiu transferir para lá os voos internacionais. Isso forçou a empresa a fazer alterações no projeto, com a inclusão de espaço para atuação de órgãos públicos, como a Polícia Federal e a Receita Federal, casas de câmbio e área comercial free-shop (livre de impostos).
Instalações
O Estado de Minas esteve nas novas instalações do aeroporto. A área aumenta em 4,3 milhões de passageiros por ano a capacidade operacional de Confins. Antes em um espaço acanhado no terminal 1, o setor internacional passará a ocupar espaço com 5,4 mil metros quadrados. São 19 balcões de check-in, 12 cabines de imigração no embarque (contra cinco no antigo espaço) e três esteiras para bagagem. A loja Dutty Free terá mais que o dobro do espaço atual. Os aparelhos permitem maior eficiência no processamento de passageiros. Será possível receber três voos internacionais de uma só vez. Os passageiros terão 400 vagas de estacionamento disponíveis em frente ao edifício. Os passageiros em conexão terão à disposição ônibus gratuitos saindo em até 10 minutos.
A partir da transferência do voos internacionais para outro espaço, a BH Airport vai fazer obras no atual setor internacional para receber viajantes de rotas domésticas. O espaço total será quase duas vezes maior. As intervenções devem ser entregues três meses depois da desocupação, aumentando o espaço disponível para o vaivém em voos nacionais e desafogando a atual sala de embarque até a construção do terminal 2. Hoje, por exemplo, o embarque é remoto é limitado a um voo por vez por causa do meio-fio. A nova configuração permitirá três operações simultâneas.
Além disso, a BH Airport já assume parcialmente alguns retoques no atual terminal. As obras foram contratadas pela Infraero, mas estão paralisadas à espera de decisão judicial. Segundo Paulo Rangel, a concessionária apresentou proposta para o governo federal para assumir por completo o restante das obras mesmo no aguardo da Justiça. Entre as mudanças, a empresa deve retirar parte dos jardins que ocupam o primeiro andar e as lojas em ilha (locadoras de veículos, casa de câmbio e outras unidades) para ampliar o espaço disponível. As lojas serão deslocadas para a parede de vidro em frente desembarque.