A inadimplência do consumidor caiu 2% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, pela Boa Vista SCPC. Na comparação com agosto do ano passado, houve alta de 3,0%. No acumulado do ano até agosto, a inadimplência avança 1,1% em relação a igual intervalo de 2014. E em 12 meses a elevação é de 1,3%.
A Boa Vista afirma que, mesmo com a piora de alguns indicadores da economia nos últimos meses, como o aumento da desocupação no mercado de trabalho, elevação dos juros e tributos, entre outros, a maior cautela dos consumidores e também das instituições de crédito têm prevalecido, contribuindo para que não se observe grande deterioração na inadimplência das famílias. Com isso, a empresa estima que seu indicador deve terminar o ano com avanço de 1,8%.
Na análise regional, a inadimplência só subiu na região Nordeste, onde houve alta de 1,2% em agosto ante julho. A maior queda foi registrada no Norte (-7,7%), seguida do Sul (-5,7%), Centro-Oeste (-2,3%) e Sudeste (-1,5%).
Considerando apenas o setor varejista, a inadimplência avançou 4,8% no Brasil em agosto, na margem. Na comparação anual, a alta foi de 4,1%. No acumulado do ano até agosto há queda de 4,4% em relação a igual intervalo de 2014. E, em 12 meses, a queda é de 6,9%.