Depois de abrir em alta, o dólar comercial opera em queda ante o real na manhã desta quinta-feira. Por volta das 11h40, a moeda recuava 0,39%, vendida a R$ 3,862. O cenário é de tensão depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou, na véspera, as contas do governo da presidente Dilma Rousseff de 2014.
Em decisão unânime, com oito votos, os ministros consideraram que o balanço de 2014 contém irregularidades que ferem a Constituição e as leis que ordenam gastos públicos. Sem ceder à pressão do governo, eles seguiram o entendimento do relator, Augusto Nardes. O parecer do TCU pode ser enviado ainda hoje ao Congresso, que julgará as contas da presidente. O Palácio do Planalto concentra forças agora para reverter a decisão no Legislativo.
Ontem, depois de três dias seguidos de queda, iniciada na última sexta-feira com o anúncio da reforma ministerial, o dólar voltou a subir , influenciado pelo encerramento da sessão no Congresso, sem o julgamento dos vetos presidenciais, com impacto sobre as contas públicas. A moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 3,877, alta de 0,89%.
Bolsa Após abrir em queda, o principal índice da Bovespa zerava perdas. Por volta das 11h40, o Ibovespa caía 0,07%, a 48.878 pontos. As ações da Vale e da Petrobras, operam em baixa. Na véspera, bolsa terminou o dia em alta, pela sétima vez consecutiva. O ganho foi de 2,47%, a 48.914 pontos. Durante o dia, o índice chegou a 3,26%.