A Receita Federal deposita nesta quinta-feira, na rede bancária, os valores referentes ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoas Física 2015. No lote, estão 1,233 milhão contribuintes, totalizando mais de R$ 1,4 bilhões. Foram também liberadas restituições de lotes residuais de 2008 a 2014. Segundo a Receita, as restituições do quinto lote virão corrigidas em 6,46%, índice correspondente à variação da taxa básica de juros (Selic) entre maio e setembro de 2015.
A consulta ao lote está disponível desde a semana passada na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta às declarações do IRPF para os sistemas Android e iOS.
A Receita lembra que a restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, deverá ser requerido por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF, na página da Receita Federal na internet.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 729 0001 (demais localidades) e 0800 729 0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. (Com agências)