As exportações brasileiras de café verde, torrado, moído e solúvel – no total de 26,8 milhões de sacas de 60 quilos – somaram US$ 4,6 bilhões de janeiro a setembro. Os números constam do Informe Estatístico do Café, divulgado hoje pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Na comparação com igual período de 2014, ocorreu queda de 1,43% em valor e de 0,36% em volume exportado. A redução é explicada pelo fenômeno da bienalidade da cultura cafeeira, período em que os ciclos de colheitas maior e menor se alternam.
De acordo com o informe do ministério, o café tem participação de 6,9% nas exportações do agronegócio brasileiro, principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Itália, o Japão, Bélgica e Reino Unido. O café é o quinto item da pauta de exportações do Brasil.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra de café 2015/2016 chegará a 42,1 milhões de sacas, com redução de 7% em relação à safra anterior, quando foram colhidas 45,3 milhões de sacas.