Funcionários administrativos da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas), em Contagem, promovem uma manifestação na manhã desta quarta-feira. A categoria entrou em greve há uma semana para negociação do acordo coletivo.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o movimento já causa reflexos no trânsito da BR-040, sentido Sete Lagoas, com longa fila. Os trabalhadores fecharam duas portarias e deixaram as outras duas em funcionamento. Na semana passada, os trabalhores fecharam parte da BR-040.
De acordo com o Sindicado dos Servidores Públicos Federais do estado de Minas Gerais (Sindsep-MG), a categoria quer negociar o Acordo Coletivo 2015/2016, além dos acordos de 2013/2014 e 2014/2015. Apesar do movimento, segundo o sindicato, a empresa não apresentou nenhuma contraproposta. Conforme a categoria, cerca de 50% dos trabalhadores da CeasaMinas já aderiram à paralisação.
A CeasaMinas informou que o protesto não prejudica o abastecimento de produtos no estado, já que apesar de lenta, a entrada de mercadorias no entreposto e o acesso de produtores e compradores está ocorrendo. A empresa informou ainda que as negociações continuam em aberto, no entanto, respeitando "o orçamento de uma empresa pública".