O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, está entre os nove piores terminais do país entre os 15 avaliados, segundo pesquisa trimestral de satisfação do passageiro, divulgada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) nesta terça-feira. Pela metodologia utilizada, as notas variam de 0 a 5. O terminal mineiro ficou com nota 4,15, acima dos 4,05 no segundo trimestre de 2015 e dos 3,71 no terceiro trimestre do ano passado. A maior reclamação dos passageiros do aeroporto mineiro é em relação aos preços de lanchonetes e restaurantes (2,44 em cada 5), outros produtos comerciais (2,68) e estacionamento (3,19).
No início do ano, o custo da diária para estacionar o carro, por exemplo, saltou de R$ 30 para R$ 60 sob a nova administração. Nas lanchonetes, o tradicional pão de queijo não custa menos de R$ 4,50.
O aeroporto de Curitiba foi o mais bem avaliado do país no terceiro trimestre deste ano, com 4,51. A segunda posição em satisfação dos passageiros ficou com o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (4,41). Recife, na terceira posição, tem 4,39 pontos. O levantamento mostra ainda que Cuiabá tem a pior avaliação do país (3,28). Entre os três primeiros colocados, apenas Guarulhos não é administrado pela Infraero, mas pela iniciativa privada. Salvador tem 3,73 pontos e Galeão, no Rio de Janeiro, 3,95 pontos.
A pesquisa considera os 15 aeroportos mais movimentados do país, que transportam 80% dos passageiros. "Entre os três melhores aeroportos, dois são operados pela Infraero. Isso mostra que a concessão trouxe melhora grande, mas a Infraero sabe o que fazer com os nossos aeroportos", disse o ministro Eliseu Padilha.
Na avaliação da SAC obras no Galeão, que é preparado para as Olimpíadas de 2016, geraram insatisfação. No trimestre anterior, a nota do terminal era mais alta, em 4,13. Atualmente, 75% das obras no aeroporto estão prontas.
Procurada pelo Estado de Minas para comentar sobre a pesquisa divulgada pela SAC, a BH Airport, empresa que administra o aeroporto de Confins informou em nota que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves obteve um crescimento de 25,4% na nota que mede a Satisfação Geral do Passageiro desde que a concessionária assumiu a gestão, em agosto de 2014.
"No ranking geral, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte subiu três posições. Passou da 12ª para a 9ª colocação. Os passageiros ouvidos avaliaram 47 quesitos. Em 32 quesitos, o Aeroporto obteve nota superior a 4, ou seja, acima de 80% de aprovação", diz a nota da concessionária.
Para Paulo Rangel, diretor-presidente da BH Airport, o resultado da pesquisa mostra que os passageiros já percebem e aprovam as melhorias introduzidas no aeroporto pela concessionária. Ainda em nota, a BH Airport informou que já investiu, desde o início da concessão, R$ 90,6 milhões. "Até o final de 2016 deverão ser investidos R$ 750 milhões na construção de um novo terminal de passageiros. Nos próximos dez anos, a previsão é de investir R$ 1,5 bilhão no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte".