Brasília, 24 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou na manhã desta terça-feira, 24, quatro pedidos de impugnação ao leilão de 29 hidrelétricas marcado para esta quarta-feira, 25. O primeiro pedido indeferido pelo órgão regulador foi feito pelo Departamento Hidroviário da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, que alegava que o edital não trazia cláusulas suficientes para garantia dos usos múltiplos, tal como previsto na legislação, para o reservatório da Usina de Ilha Solteira.
O segundo e o terceiro pedidos de impugnação negados pela Aneel foram formulados pelas prefeituras de Castilho (SP) e Ilha Solteira (SP), que questionavam a localização da casa de força da Usina de Jupiá, bem como a responsabilidade da nova concessionária pela manutenção, conservação e investimentos no Zoológico e na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura existentes nos dois municípios.
Já o quarto questionamento negado pela Aneel foi feito pela Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina, que pedia a retirada do Lote C do edital do leilão ou, ao menos, das usinas de Cedros e Palmeiras. A procuradoria pedia ainda que fosse garantida a participação efetiva do Estado de Santa Catarina na realização dos estudos que definirão a utilização das barragens dessas duas usinas.