O Reclame AQUI contabilizou mais de 4.400 queixas de consumidores, da edição 2015 da Black Friday brasileira. A contagem começou às 10h da véspera do evento. Os problemas com propaganda enganosa representaram 36,2% das reclamações, o que remete ao termo "Black Fraude". Em 2014, o número de queixas chegou a 12 mil.
Além da propaganda enganosa, 9,1% dos consumidores reclamaram de problemas para finalizar a compra. O terceiro maior motivo de queixa se deve às promoções ofertadas, responsáveis por 7,1%.
No ranking das 10 empresas com maior volume de problemas, a KaBum! segue na frente com 688 reclamações até meia-noite deste sábado. A empresa tem reputação boa no site do Reclame AQUI, segundo avaliação dos consumidores.
Em segundo lugar, aparece a Americanas.com - Loja Virtual, com 431 queixas, seguida da Submarino, com 376 reclamações, e NetShoes, com 155. Ambas possuem Selo RA 1000, reputação máxima em atendimento no Reclame AQUI.
A categoria de informática teve 524 queixas no Reclame AQUI. Telefones celulares ficaram em segundo lugar com 512 reclamações queixas, seguidos dos eletroeletrônicos, com 321, eletrodomésticos, com 218 e cartão de crédito, com 142.
Mais reclamados
KaBuM!: 688 reclamações
Americanas.com - Loja Virtual: 431 reclamações
Submarino: 376 reclamações
Netshoes: 155 reclamações
Magazine Luiza - Loja Virtual - Site e Televendas: 143 reclamações
Extra.com.br: 137 reclamações
Ponto Frio - Loja Virtual: 128 reclamações
Casas Bahia - Loja Virtual: 121 reclamações
WalMart - Loja Virtual: 113 reclamações
Shoptime: 110 reclamações