São Paulo, 16 - O PIB mensal calculado pelo Itaú Unibanco (PIBIU) caiu 0,7% em outubro ante setembro e recuou 6,1% na comparação com outubro do ano passado. Segundo a instituição, os fundamentos e indicadores coincidentes e antecedentes continuam apontando para retração da atividade econômica nos próximos meses. A perspectiva do banco é que o PIBIU recue 0,1% em novembro, na margem.
A variação acumulada em 12 meses atingiu -2,7% em outubro, após ter alcançado -2,2% em setembro. Segundo o Itaú, houve aumento em somente dois de um total de dez índices que compõem o PIBIU.
Na desagregação por atividades, a indústria de transformação recuou 0,3%, a indústria extrativa caiu 2,0% e a produção de insumos da construção civil perdeu 0,9%. Pelo lado positivo, houve alta de 0,4% na proxy de agropecuária e expansão de 2,8% em serviços industriais de utilidade pública.
Utilizando as informações do PIBIU e outros dados de atividade econômica, o Itaú estima que o PIB do quarto trimestre calculado pelo IBGE terá contração de 1,1% ante o terceiro trimestre.