Quase em frente à loja do Big Mac, a Burger King inaugurou sua unidade e poucos metros abaixo do endereço, no mesmo quarteirão fechado da Rua Pernambuco, o Bob’s passou a ferecer ao consumidor promoções em lanches, casquinhas e sorvetes variados. Segundo o Euromonitor, agência internacional de pesquisa e análise de mercado, as redes de fast food acirraram suas promoções para convencer os consumidores das classes C e D a não cortar seus hábitos de alimentação fora de casa, apesar da crise que reduziu a renda dessa população.
Estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicou crescimento de 12% da receita das franquias de alimentação no país no primeiro semestre de 2015 frente aos mesmos meses de 2014, último dado disponível. O segmento faturou R$ 12,7 bilhões no período analisado. A taxa de expansão do principal ramo da atividade ficou acima da média nacional, de 11,2%, entre janeiro e junho do ano passado. Em todo o ano de 2014, já havia sido a estrela da expansão do sistema de franchising, ao faturar R$ 25,6 milhões.
Maior franquia do fast food no mundo e com operações no Brasil, o MC Donald’s mantém 46 restaurantes em Minas Gerais, de um total de 870 no país. O Burger King, por sua vez, se sustenta na segunda posição do ranking mundial. Está no país desde 2004. No entanto, intensificou suas operações brasileiras em 2011, atuando hoje com cerca de 480 pontos de venda em terras tupiniquins. Fundada no Rio de Janeiro, a rede Bob’s tem 1.045 pontos de venda, matendo 1.097 franquias. O investimento inicial mínimo numa franquia de rede de sanduíches é estimado em R$ 700 mil.
Na guerra na Praça da Savassi, resta saber se o consumidor, de fato, ganha com a disputa dos gigantes dos sanduíches. “Esta é sempre uma saudável competição. Se há um concorrente significa que existe mercado”, afirma o consultor Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, especialista no ramo. A despeito da turbulência na economia, ele afirma que as perspectivas das redes de alimentação são de crescimento, tendo em vista que as pessoas deverão continuar consumindo alimentos fora de casa e que o ramo do fast food se estruturou com um cardápio que inclui opções de custo mais baixo para o consumidor.
Em recente entrevista, a presidente da ABF, Cristina Franco, afirmou que as redes franqueadoras se prepararam para atuar num cenário de agravamento da crise da economia brasileira e se beneficiam de uma relação de colaboração com os franqueados. As empresas, segundo ela, fizeram a sua lição de casa, com enfoque em redução de custos, otimização de processos e fortalecimento das políticas de vendas. Procurada pela reportagem do Estado de Minas, a rede MC Donald’s informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta sobre seus planos de expansão. O EM não conseguiu contatos com os rivais Burger King e Bob’s.
Três gigantes do fast food de sanduíches que já travam disputa árdua pelo cliente nas praças de alimentação dos shoppings centers, agora abrem a guerra pela preferência do consumidor nas ruas da Savassi, região nobre de Belo Horizonte. O primeiro a se instalar, na esquina da Avenida Getúlio Vargas com Rua Pernambuco, foi o MC Donald’s, que domina um terço do mercado brasileiro do segmento de comida rápida. Na Savassi, reinava sozinho desde 1992. Desde o fim de 2015, a loja da rede divide a praça com os rivais Burger King e Bob’s.