Davos - O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, exaltou a diversidade de seu país como uma força econômica, destacando setores não ligados a recursos naturais que estão alimentando o crescimento da economia enquanto os preços do petróleo seguem na tendência de queda.
"Os baixos preços do petróleo são um desafio, mas a economia canadense é muito mais do que apenas recursos naturais", disse Trudeau após discursar no Fórum Econômico Mundial em Davos. O premiê destacou os "extraordinários" setores de alta tecnologia, indústrias inovadoras e a "biotecnologia realmente forte", bem como a força de trabalho educada e diversa do país.
O Banco Central do Canadá manteve hoje a taxa básica de juros em 0,50%, mas reduziu as projeções de crescimento neste ano e no próximo. A instituição cortou as taxas de juros duas vezes no ano passado para mitigar os efeitos da queda do petróleo, mas isso prejudicou os investimentos das empresas e contribuiu para a desvalorização do dólar canadense.
Em seu discurso, Trudeau falou que o Canadá é um bom lugar para se investir e citou a estabilidade financeira e um governo "disposto a investir no futuro". Durante a campanha que o elegeu no ano passado, o atual premiê prometeu que seu governo teria déficits por alguns anos para gastar mais com infraestrutura e impulsionar a economia.
"Eu acredito que economias confiantes devem investir no futuro, nas pessoas. Isso é exatamente o que nós vamos fazer", afirmou Trudeau após o discurso. Fonte: Dow Jones Newswires.