Nova Délhi, 12 - A produção industrial da Índia recuou pelo segundo mês consecutivo em dezembro, enquanto a inflação registrou avanço inesperado em janeiro, destacando os desafios que ameaçam a terceira maior economia da Ásia.
Dados do governo mostraram que a produção de fábricas, minas e concessionárias teve queda anual de 1,3% em dezembro, após mostrar contração de 3,4% em novembro.
Nos últimos trimestres, a produção industrial indiana tem perdido força, em meio ao enfraquecimento da demanda. As condições pioraram no fim de novembro, quando inundações prejudicaram a produção no polo automotivo de Chennai, no sul da Índia.
Apenas a produção manufatureira, que representa três quartos da produção industrial, apresentou queda anual de 2,4% em dezembro. Por outro lado, a produção mineradora cresceu 2,9%, enquanto a de eletricidade aumentou 3,2%.
O governo indiano também informou hoje que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país subiu pelo sexto mês seguido em janeiro, com alta anual de 5,69%, acelerando-se em relação ao ganho de 5,61% visto em dezembro. O resultado frustrou a expectativa dos analistas, que previam desaceleração da taxa anual de inflação, a 5,4%.
O CPI de janeiro, no entanto, veio abaixo da meta de inflação de 6% do banco central indiano para o mês. O RBI, como é conhecido o BC indiano, tem o objetivo de reduzir a inflação para 5% até março de 2017. Fonte: Dow Jones Newswires.