A pesquisa também aponta que artigos de uso pessoal e doméstico, além de vestuários, calçados e acessórios, tendem a arrebatar a preferência dos filhos na hora de presentear as mães. A projeção se baseia em registros de que esses itens apresentaram aumento de vendas de 4,4% e 2,3%, respectivamente. A perspectativa é de que esses presentes correspondam a quase dois terços (65,8%) do total dos negócios do varejo no Dia das Mães.
Em contrapartida, a piora no movimento deve ocorrer entre as livrarias e papelarias, com queda de 21,1%, e lojas de móveis e eletrodomésticos (18,4%). A CNC estima o pior desempenho nas vendas nesses setores em toda a série histórica.
A inflação também fez com que o presente das mães pesasse mais no bolso do consumidor. Os itens mais comprados na data comemorativa acumularam alta de 7,7% nos últimos 12 meses, ante 7% em 2015. O cálculo leva em conta os dados mais recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15). A inflação ficou mais alta na compra de aparelhos de TV, som e informática (13,6%), chocolate em barra e bombom (13,3%) e máquina fotográfica (13%).
Com a baixa nas vendas, diminuiu também a expectativa de contratação de trabalhadores temporários. Há 25,6 mil vagas no varejo para reforçar o atendimento motivado pela data, número 5,6% inferior ao de contratações realizadas no mesmo período do ano passado. O contingente deste ano equivale à quantidade de vagas de quatro anos atrás, quando houve 25,4 mil oportunidades. Os postos de trabalho serão criados, principalmente, no setor de vestuário, que soma 14,7 mil postos de trabalho temporário, 57,1% do total.
Segundo o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Carlos Cruz, a previsão de redução nos negócios faz parte de uma “espiral negativa”. “Na crise, lojistas começam a cortar custos e investimentos, deixam de investir em marketing e ações comerciais e acabam podendo entrar numa espiral negativa”, reforça. Ele acredita, no entanto, que é possível reverter as expectativas de redução das vendas. “É preciso ter equipe com abordagem mais consultiva, mais ações de marketing e prospecção de clientes”, observa.