O dia dos namorados deste ano pode até não ter perdido o romantismo, mas os presentes por ocasião da data diminuíram bastante. Segundo o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as vendas caíram 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi o pior desempenho registrado desde o início da série histórica, em 2006.
Os números das vendas em todo o Brasil foram registrados na semana de 6 a 12 de junho. Neste fim-de-semana, quando se comemorou a paixão entre os casais, a queda foi maior ainda, de 10,7% em comparação ao período equivalente do ano anterior, de 5 a 7 de junho.
Para os economistas da Serasa Experian, a baixa do consumo se deve ao crédito mais escasso e caro e à queda no poder de compra dos brasileiros, diante do desemprego e da inflação.
Na cidade de São Paulo, a queda nas vendas na semana do Dia dos Namorados foi de 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No fim de semana da data, as vendas caíram 8,6%. O Serasa Experian não tem os dados relativos a Belo Horizonte (MG).