O consumo de refrigerantes produzidos por fabricantes líderes de mercado no Brasil em cantinas de instituições de educação infantil será substituído por bebidas consideradas mais saudáveis, como água mineral e de coco. A iniciativa é resultado do engajamento na causa contra a obesidade. Em ação conjunta, a Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil anunciaram nessa quarta-feira (22) que vão deixar de vender refrigerantes nas escolas que atendem crianças de até 12 anos ou com maioria de alunos até essa faixa etária.
A mudança na estratégia comercial e de marketing das empresas valerá a partir de agosto, com um portfólio, segundo a nota conjunta das empresas, adequado “à critérios nutricionais específicos”. Os três fabricantes consideram que devem ajudar os pais ou responsáveis das crianças até essa faixa etária a combater o complexo problema da obesidade.
“No momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo”, diz o comunicado da Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo. A nota diz, ainda, que as fabricantes estão dispostas a participar da construção de um ambiente nas escolas que propicie “escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada”.
De acordo com as empresas, a escolha dos produtos que passarão a atender às cantinas das escolas infantins foi também baseada em recomendações de especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição e com profissionais e institucionais que cuidam dos direitos das crianças. A nova política de vendas será adotada para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e seus distribuidores.
As gigantes do mercado de bebidas informaram, também, que junto a clientes que se abastecem de seus produtos em outros pontos de venda, a exemplo de supermercados, redes de atacados e adegas, vão desenvolver ação de sensibilização dos comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa. Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo estão, ainda, trabalhando com a Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir) para tornar as diretrizes que assumiram um compromisso de todo o setor.
Maior fabricante de bebidas não alcoólicas do país, o grupo Coca-Cola Brasil detém mais de 125 produtos. A concorrente PepsiCo está no Brasil desde 1953. A Ambev, sediada em São Paulo, mantém operações em 19 países.