
O dólar comercial (venda) desabou ontem, fechando o dia em forte queda de 2,08%, a R$ 3,23, menor cotação em quase um ano – desde 22 de julho do ano passado. Na opinião de especialistas no mercado financeiro, o Banco Central (BC) terá que estabelecer um piso para o câmbio, estabelecendo limites para a desvalorização, já que o cenário interno e externo não apontam para alta da moeda. No início do ano chegamos a vender viagens com o dólar turismo próximo de R$ 4,30, patamar que agora caiu para R$ 3,42, uma diferença perto de 25%”, calcula José Carlos Vieira, dono da Acta Turismo. Segundo ele, na última semana o movimento de clientes em busca de pacotes internacionais chegou a crescer 30% em relação ao mês anterior.
Mas o que leva a desvalorização do câmbio? Para Miguel Daoud, analista da consultoria Global Financial, são três fatores principais. O balanço de pagamentos do Brasil com o exterior que está positivo e não é preciso financiar o déficit, que já foi de US$ 100 milhões mensais; o fato de a dívida do Brasil em dólar ser pequena, e ainda a declaração de anteontem do presidente do Banco Central (BC) Ilan Goldfajn. O presidente do BC afirmou que meta da inflação será mantida em 2017, o que significa a permanência dos juros em patamares altos, o que atrai dólares para o Brasil.
Impacto
Os efeitos mais rápidos do fortalecimento do real chegam na compra de pacotes. José Carlos Vieira comenta que até início de março o que se via era uma espécie de ciranda no mercado do turismo. “As pessoas não deixaram de viajar, mas passaram a gastar menos. Quem viajava para a Europa passou a viajar para o Caribe, os clientes do Caribe foram para hotéis de cinco estrelas dentro do país, quem se hospedava no cinco estrelas migrou para a categoria inferior.” Agora, o executivo já percebe um começo de retorno para os destinos internacionais.
Na operadora de viagens CVC, o gerente de vendas em Minas, Marcelo Nathanson, diz que a desvalorização do câmbio já levou a procura por viagens retornarem aos patamares históricos, onde os destinos internacionais ocupam na empresa fatia de 40%. No início do ano, a proporção havia encolhido para 30%. Na Master Turismo, a gerente de vendas, Alexandra Peconick, comenta que o fortalecimento do real foi decisivo para os clientes que estavam indecisos e levou o movimento de junho, nos pacotes internacionais, a crescer 20% em relação a maio.
A empresária Larah Santana, 33 anos, embarca em julho para o Chile. Quando comprou as passagens, a moeda norte-americana estava no topo, sendo vendida a R$ 4. Agora com a desvalorização, Larah já começa a pensar em gastar um pouco mais no exterior. “Especialmente com a compra de maquiagens. A diferença do dólar desde que comprei as passagens é relevante”, ponderou.