A Suécia, país conhecido pelo bem-estar social, acaba de inaugurar a primeira rodovia elétrica do mundo. A rodovia, que começopu a funcionar na semana passada, é uma ação de proteção ao clima e tem com objetivo reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.
Pelos próximos dois anos, um sistema para caminhões será testado em um trecho de dois quilômetros da rodovia E16 ao norte de Estocolmo. O ensaio utilizará dois veículos híbridos a diesel, fabricados pela Scania e adaptados, em colaboração com a Siemens, conglomerado de energia elétrica e eletrônica. O sistema utilizado reduz pela metade o consumo de energia elétrica e também o nível de emissões.
O transporte é responsável por mais de um terço das emissões de CO2 da Suécia, com quase metade disso sendo originado pelo transporte de mercadorias. Como parte de sua estratégia de proteção do clima, a Suécia comprometeu-se a ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030. Devido ao crescimento esperado no transporte de carga, o transporte rodoviário de mercadorias tende a crescer da mesma forma que a capacidade ferroviária aumenta. É necessário, portanto, encontrar uma solução para transporte rodoviário de mercadorias livre de gás carbônico.
A Siemens informou que está desenvolvendo outro projeto de demonstração de Rodovia elétrica na Califórnia. Este projeto está sendo realizado em colaboração com a montadora Volvo em nome do Distrito de Controle de Qualidade da Costa Sul (SCAQMD). Os testes serão realizados ao longo de 2017 para ver como diferentes configurações de caminhões interagem com a infraestrutura Rodovia elétrica nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach.
Pelos próximos dois anos, um sistema para caminhões será testado em um trecho de dois quilômetros da rodovia E16 ao norte de Estocolmo. O ensaio utilizará dois veículos híbridos a diesel, fabricados pela Scania e adaptados, em colaboração com a Siemens, conglomerado de energia elétrica e eletrônica. O sistema utilizado reduz pela metade o consumo de energia elétrica e também o nível de emissões.
O transporte é responsável por mais de um terço das emissões de CO2 da Suécia, com quase metade disso sendo originado pelo transporte de mercadorias. Como parte de sua estratégia de proteção do clima, a Suécia comprometeu-se a ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030. Devido ao crescimento esperado no transporte de carga, o transporte rodoviário de mercadorias tende a crescer da mesma forma que a capacidade ferroviária aumenta. É necessário, portanto, encontrar uma solução para transporte rodoviário de mercadorias livre de gás carbônico.
A Siemens informou que está desenvolvendo outro projeto de demonstração de Rodovia elétrica na Califórnia. Este projeto está sendo realizado em colaboração com a montadora Volvo em nome do Distrito de Controle de Qualidade da Costa Sul (SCAQMD). Os testes serão realizados ao longo de 2017 para ver como diferentes configurações de caminhões interagem com a infraestrutura Rodovia elétrica nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach.