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Estado de Minas

Confins fica na oitava posição no índice de satisfação dos aeroportos pelo país

A pesquisa feita com passageiros de avião levou em consideração quase 40 itens


postado em 14/07/2016 17:35 / atualizado em 14/07/2016 19:05

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficou na oitava posição no ranking de satisfação dos usuários dos terminais aéreos divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério dos Transportes. Confins recebeu nota 4,20 – sendo cinco a máxima -, e ficou empatado com o aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte.

No ano passado, a nota de Confins, que é administrado pela BH Airport, nesse mesmo levantamento foi de 4,05. A comparação entre elas mostra evolução de 3,08% de 2015 para 2016. Foram avaliados 37 itens pelos passageiros. Dentre eles, está a cordialidade dos funcionários, sinalização, limpeza, conforto térmico e acústico, disponibilidade de cadeiras e caixas eletrônicos etc.

O pior desempenho de Confins foi registrado no item que avaliou a relação custo-benefício dos produtos de lanchonete e restaurante. No quesito, o terminal recebeu nota 2,70. O custo-benefício de produtos comerciais também recebeu baixa pontuação: 3,13. Já a cordialidade dos funcionários do terminal foi bem reparada e teve 4,36 de nota.

A maior nota foi dada ao aeroporto de Curitiba, no Paraná, com 4,64. O segundo colocado foi o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que recebeu nota de 4,44. Na sequência, ficaram Guarulhos (4,40), Recife (4,36) e Campinas (4,34). Ao todo, 13.452 foram entrevistadas no último trimestre.

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, destacou que a pesquisa serve como orientação para as melhorias que precisão ser feitas. “Isso mostra que a pesquisa serve como base para que os aeroportos saibam os pontos que precisam melhorar e o que já está dando certo na gestão” analisou.

Procurada, a BH Airport destacou que o terminal de Confins subiu quatro posições no ranking quando comparado com o mesmo período de 2015 e que em 26 dos 38 indicadores pesquisados a nota foi acima da média 4. “O principal objetivo da BH Airport é transformar o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte em um dos melhores do País e todos os investimentos que estão sendo realizados pela concessionária têm como foco principal a melhoria do conforto para o passageiro. Os resultados desta pesquisa apontam que estamos no caminho certo”, afirmou Paulo Rangel, presidente da BH Airport.

A empresa pretende investir até o final deste ano R$ 750 milhões no terminal dois. Outros cerca de R$ 350 mihões fora usados, desde a concessão, em melhorias no terminal um.


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