São Paulo – O índice de preços na internet, conhecido como e-flation e calculado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), em parceria com o Programa de Administração de Varejo (Provar), caiu 0,22% em julho. O resultado apontou desaceleração em relação ao registrado em junho, quando houve deflação de 0,69%.
No resultado acumulado em 12 meses, a inflação na internet avançou 11,69%. Nos sete primeiros meses deste ano, a alta acumulada foi de 7,18%, o que equivale a um aumento de 3,86 pontos percentuais em relação a igual período do ano anterior (3,32%).
Das 10 categorias pesquisadas, seis apresentaram queda de preços: brinquedos (3,77%), cine e fotos (1,69%), eletrodomésticos (1,54%), medicamentos (3,80%), perfumes e cosméticos (-0,17%) e telefonia e celulares (0,52%). As demais categorias contabilizaram aumento: CDs e DVDs (1,06%), eletroeletrônicos (0,65%), informática (2,31%) e livros (3,94%).
O e-flation foi criado em 2004 pelo Provar com o intuito de monitorar a variação dos preços de produtos de consumo comprados por meio do comércio eletrônico. Para cálculo dos pesos de cada categoria, são usados dados emitidos pela empresa de avaliação de comércio eletrônico e-bit.