Hong Kong, 22 - As exportações de combustíveis da China tiveram forte alta em julho, segundo dados da Administração Geral de Alfândega do país.
No mês passado, as exportações chinesas de gasolina mais do que dobraram, a 970 mil toneladas, enquanto as de diesel - que é utilizado principalmente em projetos industriais e de infraestrutura - quase triplicaram, a 1,53 milhão de toneladas.
As exportações combinadas dos dois combustíveis, cerca de 2,5 milhões de toneladas em julho, são recorde, segundo o banco alemão Commerzbank.
O salto nas exportações é causado principalmente por refinarias pequenas e independentes. Desde o fim do ano passado, essas refinarias têm autorização para comprar petróleo bruto de fontes externas.
Em julho, as importações de petróleo bruto da China tiveram acréscimo anual de 1,2%, a 31,07 milhões de toneladas, o equivalente a cerca de 7,35 milhões de barris por dia, confirmando dados preliminares divulgados no início do mês.
As importações chinesas de gasolina, por outro lado, registraram queda anual de 93,4% em julho, a 220 mil toneladas, enquanto as de diesel recuaram 82%, a 910 mil toneladas. Fonte: Dow Jones Newswires.