A ponte que liga as startups a grandes empresas ou a investidores é o que empreendedores do meio digital se esforçam para encurtar. O caminho, às vezes mais difícil do que se pensa, é um dos temas mais esperados para a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), que ocorre em Belo Horizonte entre os dias 9 e 13 de novembro, no Expominas. Ontem, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) apresentou, no Espaço Cento e Quatro, no Centro de Belo Horizonte, a Arena de Negócios – essa atração da feira que vai conectar as startups aos investidores e grandes empresas.
Como uma prévia para o que virá em novembro, o lançamento de ontem abordou dois eventos que farão parte da Finit: a DemoLatam, conferência latinoamericana de startups que promove o desenvolvimento de negócios entre empresas e grupos de investidores, sejam eles anjos ou grandes organizações; e o 100 Open Startups, movimento nacional que conecta grandes empresas, startups e soluções em torno de atividades ligadas à disseminação e à prática da inovação aberta no Brasil. Representantes da Cemig e da Algar bateram papo com o público contando sobre a experiência da conexão de grandes empresas com startups e novas ideias. Além disso, cases de sucesso foram apresentados.
A Arena de Negócios ocorrerá dentro da programação da Finit, nos dias 10, 11 e 12. “Vamos conectar as startups a investidores e grandes empresas” explica o subsecretário da Sectes, Leonardo Dias. Ele conta que essa conexão é o caminho que o mundo está seguindo e que o Brasil deve seguir. “É o caso, por exemplo, da Netflix, que chegou a ser oferecia a Blockbuster e ela não quis comprar. A Netflix cresceu e a Blockbuster perdeu”, comenta Dias.
Uma das maiores feiras do mundo, a Finit será um grande hub de negócios, reunindo diversos eventos em um só local, com foco em promover o intercâmbio e fomentar o que há de mais avançado em tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Entre a programação, está a primeira edição da Campus Party, em Minas. O evento é considerado a maior experiência tecnológica do mundo nas áreas de ciência, criatividade, games, empreendedorismo e entretenimento digital. A venda de ingressos para a Campus Party já começou e os valores do lote inicial são entre R$ 195 (com barraca) e R$120 (sem barraca).
Serviço
Mais informações:
https://www.finit.mg.gov.br/