Minas Gerais, que já se tornou um estado reconhecido pelo desenvolvimento de empresas de rápido crescimento, conhecidas como startups, vai abrir um importante espaço aos empreendedores do setor, que durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), vão poder agendar reuniões com grandes empresas. Mas atenção, as inscrições para os interessados em agarrar a oportunidade terminam amanhã.
Para participar dos encontros presenciais durante a feira os empreendedores devem cadastrar sua startup na plataforma on-line (https://www.openstartups.org.br) informando qual a área de atuação, ou seja, qual desafio tem mais sinergia com a solução que oferecem. O processo de avaliação será inicialmente de maneira virtual. Os especialistas e executivos das empresas que participam do movimento analisam as propostas cadastradas e as soluções melhor avaliadas são convidadas a participar da feira.
A Finit é promovida pelo governo de Minas. O secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Miguel Corrêa, garante que nos próximos cinco anos o estado vai se tornar o “maior” ambiente mundial para o desenvolvimento de startups, como ocorre hoje com o conhecido Vale do Silício, na Califórnia. “Durante a feira serão anunciadas para o setor novas linhas de crédito pelo BNDES, com juros e carência diferenciados”, informou o secretário.
Com base no desempenho dos empreendedores nas reuniões e desafios que serão lançados durante a feira, o movimento nacional 100 Open Startups, ligado à disseminação e à prática da inovação aberta no Brasil, vai desenvolver o primeiro ranking das startups de Minas Gerais, elencando as 100 empresas mais atraentes do estado para o mercado.