A companhia brasileira de refratários Magnesita, de Minas Gerais, e o grupo austríaco RHI, de materiais térmicos, anunciaram hoje operação combinada de suas atividades que se dará por meio da compra pela RHI de pelo menos 46% e mais de 50% mais uma ação da Magnesita. O valor da compra das ações da empresa mineira é de 118 milhões de euros.
Fato relevante divulgado pela Magnesita agora à noite informa que o objetivo das duas parceiras é criar uma companhia líder em soluções refratárias. A operação de fusão compreende o pagamento em dinheiro da participação na Magnesita e além disso a emissão, posteriormente, de 4,6 milhões de ações pela nova companhia denominada RHI Magnesita, a ser constituída na Holanda e listada na bolsa de Londres. Assim que a operação for fechada, a RHI Magnesita ou uma de suas afiliadas lançará oferta pública de aquisição das ações remanescentes da empresa.
O fechamento do negócio está condicionado à aprovação pelas autoridades de defesa da concorrência. Ainda de acordo com o fato relevante assinado pelo diretor financeiro e de Relações com Investidores da Magnesita Refratários S.A, Eduardo Gotilla, as empresas esperam concluir o negócio em 2017. “Até então, ambas as companhias permanecerão completamente separadas e independentes. Portanto, clientes, fornecedores, colaboradores e outros stakeholders (o público de interesse direto da companhia) não devem esperar qualquer alteração na composição da administração, relações comerciais, fornecimento e oferta de produtos durante este período". Com a operação, a GP Investments, principal acionista da Magnesita, se tornará acionista relevante da RHI Magnesita, ganhando assento no Conselho de Administração.