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Estado de Minas

Ministro Henrique Mei­re­l­les de­fen­de ju­ros mais bai­xos

Responsável pela Fa­zen­da ne­gou in­ter­fe­rir na po­lí­ti­ca do Ban­co Cen­tral ao pro­por re­du­ção da cha­ma­da ta­xa es­tru­tu­ral, que di­mi­nui ris­cos de rom­bo fis­cal


postado em 22/10/2016 06:00 / atualizado em 22/10/2016 08:00

São Pau­lo – O mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­re­l­les, dis­se on­tem, du­ran­te pa­les­tra pro­fe­ri­da em São Pau­lo, que o Ban­co Cen­tral (BC) tem ta­re­fa mais di­fí­cil no con­tro­le da in­fla­ção quan­do há no país uma ex­pan­são fis­cal. De acor­do com ele, quan­do a au­to­ri­da­de mo­ne­tá­ria es­tá ten­tan­do con­ter o au­men­to dos gas­tos pú­bli­cos, há cer­ta­men­te cus­tos enor­mes pa­ra a so­cie­da­de. Por is­so, ele de­fen­deu a re­du­ção da ta­xa es­tru­tu­ral de ju­ros, a ta­xa de equi­lí­brio, aque­la que os eco­no­mis­tas cha­mam de neu­tra, que di­mi­nui­rá o ris­co de pro­ble­mas fis­cais no fu­tu­ro. Mei­re­l­les foi bas­tan­te cui­da­do­so pa­ra não dei­xar trans­pa­re­cer a ten­ta­ti­va de in­ter­fe­rir no tra­ba­lho do Ban­co Cen­tral (BC).

“Não es­tou fa­lan­do aqui o que o BC de­ve fa­zer”, dis­se o mi­nis­tro Ele fez ques­tão de ex­pli­car que ju­ro bá­si­co de­fi­ni­do pe­la Se­lic e a ta­xa de ju­ro es­tru­tu­ral são duas coi­sas di­fe­ren­tes no tem­po. A ta­xa bá­si­ca é aque­la fi­xa­da a ca­da reu­nião do Co­mi­tê de Po­lí­ti­ca Mo­ne­tá­ria (Co­pom) pa­ra man­ter a in­fla­ção na me­ta. “O que que­ro di­zer é que, a lon­go pra­zo, com a que­da da ta­xa de ju­ro es­tru­tu­ral da eco­no­mia, as ta­xas de cur­to pra­zo te­rão va­ria­ções em pa­ta­ma­res me­no­res. Mas is­so é no pra­zo mais lon­go”.

No cur­to pra­zo, de acor­do com o mi­nis­tro, a de­ci­são do BC vai le­var em con­ta ex­clu­si­va­men­te as­pec­tos téc­ni­cos de pro­je­ções de in­fla­ção do pró­prio Ban­co Cen­tral, ex­pec­ta­ti­vas (do mer­ca­do) e to­dos os de­mais fa­to­res le­va­dos em con­ta por aque­la ins­ti­tui­ção. O mi­nis­tro res­sal­tou que as duas coi­sas são bas­tan­te di­fe­ren­tes no tem­po. Mei­re­l­les rei­te­rou, no en­tan­to, não ha­ver dú­vi­da de que a lon­go pra­zo a que­bra es­tru­tu­ral do ju­ro vai be­ne­fi­ciar to­da a eco­no­mia, co­me­çan­do pe­la ta­xa de ju­ro pa­ga pe­lo Te­sou­ro Na­cio­nal, re­du­zin­do o ris­co de in­sol­vên­cia do Te­sou­ro.

Ain­da ao abor­dar ques­tão re­la­cio­na­das ao ajus­te fis­cal, Mei­re­l­les ne­gou que a pri­são do de­pu­ta­do fe­de­ral cas­sa­do Eduar­do Cu­nha (PMDB-RJ) te­nha in­ter­fe­rên­cia na ar­ti­cu­la­ção do go­ver­no pa­ra apro­var a Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) do te­to dos gas­tos no Con­gres­so Na­cio­nal. “Não acre­di­to que a PEC es­te­ja sen­do in­fluen­cia­da por fa­to­res po­lí­ti­cos ou ou­tros fa­to­res mo­men­tâ­neos. Eu acre­di­to que a PEC es­tá sen­do apro­va­da até o mo­men­to, já foi no pri­mei­ro tur­no na Câ­ma­ra, exa­ta­men­te pe­la cons­ciên­cia do Con­gres­so, que re­fle­te a cons­ciên­cia da po­pu­la­ção de que a emen­da é ne­ces­sá­ria pa­ra o País”, dis­se o mi­nis­tro, ao ser ques­tio­na­do so­bre a pri­são do par­la­men­tar cas­sa­do.

IN­FRAES­TRU­TU­RA
Em­pe­nha­do tam­bém em de­fen­der a PEC 241, ba­ti­za­da de PEC do Te­to dos Gas­tos, o mi­nis­tro do Pla­ne­ja­men­to, De­sen­vol­vi­men­to e Ges­tão, Dyo­go Oli­vei­ra, afir­mou, ain­da on­tem, que o go­ver­no se com­pro­me­teu com in­ves­ti­men­to to­tal de R$ 110 bi­lhões em três anos, con­ta­dos de 2016 a 2018, em­bo­ra te­nha co­mo fo­co a re­du­ção de des­pe­sas e o ajus­te fis­cal. A de­cla­ra­ção do mi­nis­tro foi da­da du­ran­te se­mi­ná­rio que de­ba­teu a in­fraes­tru­tu­ra do país, pro­mo­vi­do pe­la Câ­ma­ra Ame­ri­ca­na de Co­mér­cio (AmCham) e a As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de In­fraes­tru­tu­ra e In­dús­trias de Ba­se (Ab­dib).

Dyo­go Oli­vei­ra des­ta­cou a ne­ces­si­da­de de in­ves­ti­men­tos em in­fraes­tru­tu­ra e afir­mou que, ape­nas em lo­gís­ti­ca, os apor­tes es­pe­ra­dos pa­ra os três anos che­gam a R$ 38 bi­lhões. O mi­nis­tro sa­lien­tou, po­rém, que o go­ver­no es­tá com­pro­me­ti­do com a re­du­ção de des­pe­sas e que o or­ça­men­to do pró­xi­mo ano já es­tá ela­bo­ra­do com ba­se no prin­cí­pio da PEC 241.

Ao des­ta­car as me­di­das já to­ma­das vi­san­do a me­lho­ria da fi­nan­cia­bi­li­da­de dos pro­je­tos de in­fraes­tru­tu­ra, Dyo­go Oli­vei­ra dis­se que ou­tros ins­tru­men­tos ain­da es­tão sen­do de­sen­vol­vi­dos com es­se ob­je­ti­vo. “Não ha­ve­rá ris­co de rup­tu­ra do pro­ces­so de fi­nan­cia­men­to”, dis­se. “Mui­tos têm co­lo­ca­do ques­tões so­bre o cus­to do pro­je­to. O cus­to se­rá da­do, o pro­ble­ma maior não é o cus­to, mas não ter fi­nan­cia­men­to, ou ter fi­nan­cia­men­to que co­me­ça e não ter­mi­na”, afir­mou o mi­nis­tro. Ele fez re­fe­rên­cias a ca­sos de con­ces­sões atual­men­te exis­ten­tes que ob­ti­ve­ram em­prés­ti­mos-pon­te, mas não con­se­gui­ram as­si­nar re­cur­sos de lon­go pra­zo e es­tão em di­fi­cul­da­des.

 

So­be ava­li­a­ção da Pe­tro­bras

 

A agên­cia de clas­si­fi­ca­ção de ris­co Moo­dy's ele­vou os ra­tin­gs da Pe­tro­bras de B3 pa­ra B2, ci­tan­do me­nor ris­co de li­qui­dez e pers­pec­ti­vas de me­lhor de­sem­pe­nho ope­ra­ci­o­nal da com­pa­nhia no mé­dio prazo. Ao mes­mo tem­po, a pers­pec­ti­va dos ra­tin­gs foi al­te­ra­da de ne­ga­ti­va pa­ra estável. A Moo­dy's diz que as açõ­es nos ra­tin­gs da pe­tro­lei­ra re­fle­tem me­lho­ra no per­fil de li­qui­dez de­la e no am­bi­en­te re­gu­la­tó­rio no Bra­sil nos úl­ti­mos me­ses, que re­du­zi­ram o ris­co de cré­di­to da estatal.

A agên­cia tam­bém ci­ta um me­lhor sen­ti­men­to do mer­ca­do em re­la­ção ao Bra­sil, após o pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment da ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­se­ff, com re­sul­tan­te apre­ci­a­ção do re­al, o que re­du­ziu os cus­tos da em­pre­sa, seus gas­tos de ca­pi­tal e a ala­van­ca­gem de seu endividamento. “As açõ­es tam­bém in­cor­po­ram evi­dên­cia re­cen­te da ca­pa­ci­da­de da ge­rên­cia da Pe­tro­bras de avan­çar com su­as es­tra­té­gi­as fi­nan­cei­ras e ope­ra­ci­o­nais e seu com­pro­mis­so com po­lí­ti­cas fi­nan­cei­ras con­ser­va­do­ras, co­mo mos­tra­do no pla­no de ne­gó­ci­os de 2017-2021 da em­pre­sa, ape­sar dos gran­des de­sa­fi­os de exe­cu­ção re­la­ci­o­na­dos aos am­bi­ci­o­sos au­men­tos nos ní­veis de ca­pi­tal e na efi­ci­ên­cia ope­ra­ci­o­nal”, diz o co­mu­ni­ca­do da agência.

Pa­ra a Moo­dy's, o ris­co de li­qui­dez da com­pa­nhia di­mi­nuiu nos úl­ti­mos me­ses, de­pois da ven­da de US$ 9,1 bi­lhõ­es em ati­vos nes­te ano e os cer­ca de US$ 10 bi­lhõ­es em ro­la­gem de no­tas du­ran­te o ter­cei­ro tri­mes­tre, que am­pli­a­ram o ven­ci­men­to do per­fil da dí­vi­da da empresa. An­tes da emis­são de bô­nus em maio e ju­lho, a pe­tro­lei­ra não ha­via aces­sa­do os mer­ca­dos de ca­pi­tal des­de ju­nho de 2015, diz a agência.

O ris­co de li­qui­dez da Pe­tro­bras, ain­da de acor­do com a agên­cia ame­ri­ca­na de clas­si­fi­ca­ção de ris­co, con­ti­nua “sig­ni­fi­ca­ti­vo”, an­te dí­vi­das por ven­cer no to­tal de US$ 27,3 bi­lhõ­es nos pró­xi­mos 2 anos e meio. A Moo­dy's tam­bém re­cor­da que uma in­ves­ti­ga­ção cri­mi­nal nos Es­ta­dos Uni­dos re­la­ci­o­na­da a su­bor­no e cor­rup­ção afe­ta­rá ne­ga­ti­va­men­te a po­si­ção de cai­xa da em­pre­sa em um mon­tan­te que ain­da não es­tá claro.

Apon­ta, tam­bém, que o co­man­do da Pe­tro­bras tem de­mons­tra­do cres­cen­te au­to­no­mia na sua po­lí­ti­ca de pre­ços, de­pois de ter anun­ci­a­do no dia 14 uma no­va po­lí­ti­ca pa­ra o pre­ço dos com­bus­tí­veis, com re­vi­são mensal. A Moo­dy's acre­di­ta que a no­va po­lí­ti­ca de pre­ços li­da­rá com seus dois prin­ci­pais ob­je­ti­vos: a re­to­ma­da de fa­tia de mer­ca­do e tam­bém a re­du­ção do ris­co pa­ra o pre­ço em mo­men­tos de pre­ço mais al­to do petróleo.

O pla­no de ne­gó­ci­os da pe­tro­lei­ra do Bra­sil foi apon­ta­do pe­la Moo­dy's co­mo “con­ser­va­dor” em su­as me­tas fi­nan­cei­ras, “po­rém a en­tre­ga re­al dos ob­je­ti­vos de­pen­de­rá de um gran­de fo­co e dis­ci­pli­na ge­ren­ci­ais”, diz o comunicado. Pa­ra a agên­cia, o pla­no é “de­sa­fi­a­dor”, já que in­di­ca a re­du­ção da ala­van­ca­gem lí­qui­da de 5,3 ve­zes em 2015 pa­ra 2,5 ve­zes no fim de 2018, com a me­lho­ra sig­ni­fi­ca­ti­va na efi­ci­ên­cia ope­ra­ci­o­nal e pre­ços mais al­tos do petróleo.

 

 


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