Os pais de alunos matriculados nas escolas particulares de Minas devem preparar os bolsos para as mensalidades que serão praticadas a partir de 2017. O aumento deve ficar entre 11 e 14% de acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG). A entidade informa que o índice foi definido em assembleia geral com os diretores dos estabelecimentos.
“Pela lei as escolas só podem realizar aumentos das mensalidades uma vez por ano, 45 dias antes do início das aulas. Assim, há necessidade de aumentos anuais em qualquer cenário, diante das incertezas sobre o futuro: aumento salariais, insumos, inflação etc”, justifica o sindicato das escolas.
Ainda de acordo com o Sinep, para se chegar ao percentual de reajuste são levados em consideração o Índice Nacional de Preços ao consumidor (INPC), que nos últimos meses teve alta de 9,62%, somado ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) com acumulado de 12,21% nos últimos 12 meses. Além do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2015 ao mesmo mês deste ano totaliza 8,97% de alta.