São Paulo, 03 - As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram queda de 3,3% em setembro ante setembro de 2015, de acordo com o relatório MasterCard SpendingPulse. A queda média dos últimos três meses foi de 3,6%, uma melhora significativa em relação à média do segundo trimestre do ano (-4,5%).
Os destaques positivos entre os setores pesquisados foram vestuário, materiais de construção, artigos de uso pessoal e doméstico, e produtos farmacêuticos. Enquanto isso, supermercados, combustíveis, móveis e eletrônicos tiveram desempenho abaixo da média do mercado. O e-commerce avançou 10,8% em setembro ante o mesmo mês do ano passado.
Na divisão geográfica, houve queda em todas as regiões em setembro. A retração mais acentuada foi registrada no Norte (-5,9%), seguido do Sul (-4,4%), Centro-Oeste (-4,3%), Sudeste (-2,5%) e Nordeste (-2,5%).
O SpendingPulse é um indicador macroeconômico que informa sobre gastos no varejo nacional e o desempenho do consumo. O relatório é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. O relatório, bem como as previsões de tendências de gastos, não refletem ou se relacionam com o desempenho operacional e financeiro da MasterCard.