(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campus Party chega a BH nesta quarta-feira

Versão mineira da Campus Party começa nesta quarta-feira (9) em BH e espera 50 mil no camping tecnológico


postado em 09/11/2016 06:00 / atualizado em 09/11/2016 14:58

Diretor do evento que ocorre dentro da Finit, Tonico Novaes destaca potencial de aprendizagem e troca de experiência nos dias da
Diretor do evento que ocorre dentro da Finit, Tonico Novaes destaca potencial de aprendizagem e troca de experiência nos dias da "festa", no Expominas (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Franquia expoente no universo do empreendedorismo e criatividade, a Campus Party (CP) monta barracas no Expominas para a primeira edição com sotaque mineiro do acampamento nerd mais famoso do mundo. Chacoalhar o ecossistema local de startups é uma das promessas de legado, de acordo com o diretor da “festa”, Tonico Novaes: “Quando a gente traz todo o ecossistema de startups para o evento e o potencializa com investidores, aceleradoras, incubadoras, você movimenta o cenário. Foi como fizemos em Recife. Tinha lá o Porto Digital, que se desenvolveu muito mais a partir das provocações da Campus”.


Criado na Espanha há 19 anos, o evento de tecnologia comemora uma década de São Paulo no próximo ano enquanto estica tentáculos nas edições mais modestas em cidades como Brasília e Recife. A versão mineira da CP ocorre entre 9 e 13 de novembro, como parte da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), promovida pelo governo de Minas. O grande interesse das startups locais deu trabalho à curadoria. “Belo Horizonte está hoje entre as três principais cidades para startups e empreendedorismo no Brasil”, projeta Novaes.

A organização espera entre 50 mil e 60 mil pessoas na área gratuita, aberta ao público, com simuladores,  estandes da Feira Nacional de Ciência e Tecnologia e atrações da robótica. “Mas é no convívio com os campuseiros que está a principal atração desse evento”, opina o diretor. 'Campuseiros' é o termo para designar os participantes do evento que vão passar as próximas noites dormindo nas barracas armadas no Expominas. Para Novaes, o contato com os millenials (ou geração Y, os nascidos entre 1980 e 2000) é o que mantém o vigor do evento.

“É uma festa de conhecimento, de aprendizagem, de know-how, de troca de experiência… É um evento bem interessante porque você tem jovens de 18 a 30 – 35 anos e não tem bebida alcoólica. Então são cinco dias, com conteúdo 24 horas, de uma experiência que enriquece o campuseiro de forma individual e profissional”, classifica.

A pegada leve também permeia a programação, que perfila vedetes como Bruce Dickinson, vocalista e líder do Iron Maiden (atração de 12/11, 13h). Além de rock star, ele já foi piloto e diretor de marketing de uma empresa de aluguel de aeronaves e atua como empreendedor em uma companhia de manutenção de aviões. A doutora em astrofísica Thaisa Storchi Bergmann sobe ao palco em 10/11, às 19h, para falar sobre buracos negros supermassivos em galáxias, trabalho de grande repercussão na comunidade científica internacional.

Influenciadores digitais de Minas, youtubers promissores como Gregory Kassey, July Molinna e Emerson Pedroso participam de debate sobre como incorporar elementos culturais da região para impulsionar a produção de conteúdo e a viralização dos vídeos. “Esse braço é fundamental para a programação, porque grandes influenciadores do Youtube já se formaram entre participantes da Campus Party”, diz Novaes, citando Jovem Nerd (1,6 milhão de fãs), PC Siqueira (2,1 milhões de fãs) e Kéfera (9,7 milhões de fãs).

Além disso, a maratona hacker, apelidada de Hackaton, propõe desafios de programação como o desenvolvimento de maneiras inovadoras para visualizar dados abertos divulgados pelo governo. Propostas diferentes para melhorar o relacionamento entre estado e cidadão também pautam outro desafio.

Serviço
Campus Party Belo Horizonte
De 9 a 13 de novembro
Expominas - Centro de Feiras de Minas gerais George Norman Kutova

Informações: https://finit.mg.gov.br/

 

Virtual

Entre rodadas de negócios, trocas de cartão e as habituais palestras de um evento tech, o público vai poder voar de asa delta, descer ladeiras em carrinhos de rolimã, dar um passeio de helicóptero ou pilotar um carro de Fórmula-1. Tudo em realidade virtual.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)