Frankfurt, 08 - O Banco Central Europeu (BCE) decidiu hoje manter suas taxas de juros inalteradas, mas anunciou que irá estender seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) até o fim do próximo ano.
A principal taxa do BCE, a de refinanciamento, utilizada em empréstimos regulares, permaneceu na mínima histórica de 0%, enquanto a taxa de depósitos ficou inalterada em -0,4%, o que significa que os bancos comerciais continuarão pagando para deixar recursos depositados no BCE.
Por outro lado, o BCE decidiu prorrogar o QE até dezembro de 2017. Originalmente, o programa venceria em março.
Em comunicado, o BCE explicou que continuará comprando 80 bilhões de euros em ativos mensalmente até o fim do primeiro trimestre. Entre abril e dezembro de 2017, as compras mensais do QE serão reduzidas para 60 bilhões de euros.
O BCE também ressaltou que poderá ampliar o tamanho do QE e voltar a prorrogar o programa se a perspectiva da zona do euro se tornar menos favorável e que espera manter as taxas de juros nos níveis atuais ou em patamares menores por um período prolongado.
A partir das 11h30 (de Brasília), o presidente do BCE, Mario Draghi, fala em coletiva para comentar a decisão de hoje. Fonte: Dow Jones Newswires.