O carnaval de Belo Horizonte deverá render à capital em torno de R$ 335 milhões com o turismo que envolve as festas de Momo. A estimativa é da prefeitura municipal, que espera cerca de 2,4 milhões de foliões, sendo 500 mil turistas. Para recebê-los, estão sendo investidos R$ 1,7 milhão a mais que em 2016, quando foi feito o aporte de R$ 3,3 milhões. O montante de R$ 5 milhões previsto neste ano inclui recursos da iniciativa privada e do setor público.
Com o incremento da folia em BH, o carnaval em Minas, em termos de arrecadação, já superou o da Bahia e só perde para Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que o faturamento das cidades do interior do estado deve ser de cerca R$ 332,4 milhões.
Levantamento feito pela Fecomércio, em parceria com a Belotur e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel) mostra que 73,8% dos comerciantes têm expectativa de que o movimento em 2017 seja maior que o observado em 2016. O segmento que mais se mostra empolgado com a folia é o de bares e restaurantes. A mesma pesquisa revela que 69% dos comerciantes esperam ampliar as vendas em relação ao ano passado.
A rede hoteleira da cidade também está com o sorriso estampado. Isso porque a taxa média de ocupação para o período é de 40%, mas os estabelecimentos que estão mais próximos do Centro da cidade, ou que ficam na rota dos blocos têm atingido até 70% de reservas.
A mudança de postura em relação ao carnaval em BH é percebida ainda no discurso do presidente da Belotur, Aluizer Malab, convencido de que a capital pode se tornar, de vez, referência em bom carnaval. “Todos os esforços estão sendo feitos para garantir conforto aos foliões em termos de investimentos em estrutura, o que gera confiança e credibilidade no mercado”,afirmou. Para Malab, a festa e a presença dos turistas podem ser oportunidade ideal para divulgar as atrações da capital.
Rota carnavalesca
“Esperamos consolidar a nossa cidade como rota carnavalesca no Brasil, com a nossa criatividade e diversidade. Afinal, temos que aproveitar o grande potencial turístico que temos e dar mais visibilidade aos nossos atrativos”, considera. E para quem ainda duvida de que a folia de BH já tem fama nacional, um serviço de reservas on-line afirma que a capital está entre os 10 destinos com mais reservas feitas para o período de carnaval. Pegando carona na informação, neste domingo a prefeitura lança a campanha BH, vem pra cá, para incrementar o turismo na cidade. A ação vai contar com a participação de entidades de empresários ligadas ao setor.
Neste ano, de acordo com a analista de turismo da Fecomercio Milena Soares, os empresários têm percepção melhor de que será possível fazer bons negócios. Cerca de 350 blocos cadastrados e um total de 416 desfiles para todos os gostos agitam BH até 1º de março. Os blocos Caricatos desfilam no dia 27 e as escolas de samba no dia 28, ambos na Avenida Afonso Pena.
Nos dias da folia, três palcos fixos ficarão em pontos estratégicos. Além dos já tradicionais na Praça da Estação e na Avenida Brasil, a novidade será um palco na Rua Guaicurus, no Centro, que será montado entre as ruas São Paulo e Curitiba.
A Prefeitura vai disponibilizar 10 mil diárias de banheiros químicos, 3 mil a mais do que as 7 mil de 2016. O metrô vai funcionar todos os dias da folia até 2h para embarques apenas na Estação Central e desembarque em qualquer estação. A BHTrans vai reforçar o atendimento das linhas de ônibus. Serão 4 mil servidores da PBH mobilizados para o evento.
Para você não perder nenhum momento da folia na capital, o Estado de Minas preparou conteúdo interativo do carnaval de BH. No endereço uai.com.br/mapa-dos-blocos-do-carnaval-bh-2017, o folião terá acesso ao mapa com endereços das concentrações de mais de 80 blocos da capital mineira, com fotos, vídeos, links de serviço e descrição das principais atrações.