(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corrida para saber como sacar o FGTS

Pelo menos 12 mil trabalhadores foram ontem às 41 agências da Caixa que abriram na Grande BH em busca de informações


postado em 19/02/2017 00:12

Larissa Ricci



Pelo menos 12 mil trabalhadores passaram ontem pelas agências da Caixa Econômica Federal na Grande Belo Horizonte em busca de informações sobre o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Segundo informou ontem a Caixa, esse número se refere aos atendimentos feitos a partir de senha e não inclui as pessoas que passaram pelas 41 agências que funcionaram em Belo Horizonte e municípios vizinhos e tiveram suas dúvidas respondidas em uma consulta rápida. Em todo o estado, 130 pontos de atendimento abriram ontem exclusivamente para atender consultas sobre os saques do FGTS.  De acordo com levantamento realizado pela Caixa, cerca de 3,3 milhões de trabalhadores terão direito ao saque das contas inativas no estado mineiro. O saldo total disponível nas contas é de aproximadamente R$ 3,25 bilhões.
A agência da Rua dos Tupinambás no Centro da capital mineira, a maior da América Latina, amanheceu com uma grande fila. Porém, apesar do grande número de pessoas, o atendimento foi rápido. O estabelecimento abriu às 9h e distribuiu 110 senhas em 30 minutos. Em uma hora, 227 pessoas foram atendidas. A previsão era de que os fossem atendidos 1.200 trabalhadores até o fim do dia. O objetivo era solucionar possíveis dúvidas sobre o saque, regularizar cadastro dos trabalhadores e cadastrar cartões e senhas do Cartão do Cidadão.


Em todo o país, foram abertas 1.891 agências, com 25.620 funcionários a postos. A maioria das consultas foi em relação a contas com problemas cadastrais, que não aparecem em buscas na internet. São casos de empresas que não informaram o afastamento dos funcionários ou fizeram o depósito em um CNPJ diferente do informado na carteira de trabalho, beneficiários com mais de um número de PIS ou que mudaram de nome. No edifício sede da Caixa, em Brasília, cinco caixas se prepararam para atender à demanda, mas quem chegava para tirar dúvidas não encontrava fila.


Nos últimos três dias, as agências da Caixa abriram com duas horas de antecedência e cerca de 15 mil pessoas passaram pela agência da Rua Tupinambás. Entre as dúvidas, a mais frequente era a do cidadão que possui uma conta inativa e não sabe o que fazer. Segundo o vice-presidente de Logística e Operações da Caixa, Marcelo Campos Prata, é preciso acessar no site da Caixa (www.contasinativas.caixa.gov.br) ou baixar o aplicativo para consulta. “No caso de não haver nenhuma conta ou se a conta esperada não for encontrada no site, é importante fazer uma varredura nos seus próprios documentos. Em certos casos, recomendamos que a pessoa vá até a própria empresa onde ela foi desligada. Se a dúvida persistir, o interessado pode procurar uma agência da Caixa para um atendimento personalizado”. Ele ainda destaca que possível ter mais de uma conta inativa pois cada conta do FGTS é vinculada a um emprego formal.


A partir de 10 de março, mais de 30,2 milhões de brasileiros poderão sacar dinheiro de contas inativas do FGTS. Ao liberar cerca de R$ 43 bilhões para saques. Tem direito ao saque todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015. “A partir da data prevista no calendário, você pode procurar uma agência para fazer o saque até o mês de julho. Não é apenas a data publicada”, explica Prata.


O aposentado, Moacir Alves, de 75 anos, chegou cedo para tirar suas dúvidas. Ele não consultou pela internet, preferiu ir direto na agência: “Quero saber se ainda tem algum dinheiro. Há 12 anos estou com um processo na justiça e acredito ter algum dinheiro nesta conta.Se eu tiver, vou pegar para contar contas”, contou. Já a auxiliar de limpeza, Elisângela Ferreira, de 37 anos, veio consultar se ela poderá retirar o FGTS do emprego anterior: “Quero investir na minha casa. Mudar tudo.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)