O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), anuncia nesta quarta-feira medidas que pretende adotar para tentar reativar o Aeroporto da Pampulha, localizado na Região Norte da capital.
No início da noite desta terça-feira, ele postou no microblog Twitter um comentário sobre o assunto, sem apresentar maiores detalhes. “Belo Horizonte precisa de um aeroporto. Precisamos reativar o Aeroporto da Pampulha – Carlos Drummond de Andrade. Vamos lutar por isso”.
Atualmente, operam na Pampulha apenas voos com aviões de pequeno porte, trajetos em sua maioria regionais.
Desde agosto do ano passado, o Aeroporto da Pampulha conta com voos previstos no Projeto de Integração Aérea Regional (Pirma), que ligam 17 municípios mineiros a Belo Horizonte, por meio de aeronaves de pequeno porte.
O projeto foi lançado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O projeto Voe Minas Gerais ajudou a aumentar o movimento do terminal, depois do encerramento das atividades da Azul na Pampulha.
A Infraero, que administra a Pampulha, reforça que a limitação se deve à definição sobre o porte das aeronaves. Atualmente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só autoriza aviões até o porte dos ATRs.
Para receber aeronaves de maior porte, o aeroporto precisa passar por melhoria da infraestrutura. A Anac informou que a Infraero já deu início ao procedimento de adequação e o órgão está analisando documentação encaminhada pelo operador com algumas exigências que foram solicitadas pela Agência.
Demandas estão com Temer
O retorno dos voos comerciais ao aeroporto da Pampulha já chegou ao presidente Michel Temer (PMDB). Na semana passada, o coordenador da bancada mineira e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (PMDB), entregou uma lista com prioridades do estado para receber investimentos. Entre os pedidos, além da duplicação da BR-381, Anel Rodoviário e Rodoanel, também está a volta de voos interligando a Pampulha a outras capitais. “Belo Horizonte merece ter pelo menos alguns voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, afirmou.