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Estado de Minas

Operação Carne Fraca es­ti­mu­la mer­ca­do ve­ga­no

Pro­pri­e­tá­ri­os de es­ta­be­le­ci­men­tos es­pe­ci­ali­za­dos ob­ser­vam cres­ci­men­to da pro­cu­ra por pro­du­tos sem ma­té­ria-pri­ma ani­mal, depois da operação da PF


postado em 21/03/2017 06:00 / atualizado em 21/03/2017 08:08

Fabiano Osório, dono de lanchonete vegana, conta que já ganhou reforço na clientela do pão com linguiça de soja(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Fabiano Osório, dono de lanchonete vegana, conta que já ganhou reforço na clientela do pão com linguiça de soja (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A lan­cho­ne­te O Ve­ga­no – es­pe­cializa­da em pro­du­tos sem ori­gem ani­mal – ga­nhou mais três clien­tes na ho­ra do al­mo­ço dessa segunda-feira (20): três ra­pa­zes que re­sol­ve­ram ex­pe­ri­men­tar no­vos sa­bo­res.

No ca­so, pão com lin­gui­ça de so­ja. A ra­zão? Me­do de co­mer um bi­fe, dian­te das de­nún­cias apre­sen­ta­das pe­la Ope­ra­ção Car­ne Fra­ca, da Polícia Federal, que re­ve­lou um es­que­ma de frau­de no pro­ces­sa­men­to de ali­men­tos en­vol­ven­do mais de 20 mar­cas dos prin­ci­pais fri­go­rí­fi­cos do país.

“Eles se dis­se­ram as­sus­ta­dos com as no­tí­cias e cria­ram co­ra­gem pa­ra en­trar e co­mer”, brin­ca o pro­prie­tá­rio do lo­cal, Fa­bia­no Osó­rio, há qua­se um ano no mer­ca­do vol­ta­do pa­ra ve­ga­nos – aque­les que op­tam por não con­su­mir ne­nhum pro­du­to de ori­gem ani­mal ou que en­vol­va tes­tes em bi­chos.

Na ava­lia­ção de Fa­bia­no, a ex­pe­riên­cia vi­vi­da em sua lan­cho­ne­te mos­tra que as pes­soas es­tão aten­tas à ques­tão e que se­rão gran­des os re­fle­xos no pra­to dos bra­si­lei­ros.

A chef de co­zi­nha e pro­prie­tá­ria do Ve­ga­ni­za, Iza Cla­ra Pan­tu­so, diz que ami­gos já a pro­cu­ra­ram pa­ra dis­cu­tir al­ter­na­ti­vas ao con­su­mo de car­ne. “As pes­soas já es­ta­vam to­man­do um pou­co mais de cons­ciên­cia so­bre o que con­so­mem. Ago­ra, pas­sa­ram a ver com mais preo­cu­pa­ção a pro­ce­dên­cia das car­nes. Acho que es­sa ope­ra­ção foi mais uma for­ma de abrir os olhos das pes­soas que já es­ta­vam com uma se­men­ti­nha na ca­be­ça”, ava­lia ela, que es­tá no mer­ca­do há um ano e dois me­ses e for­ne­ce pro­du­tos ve­ga­nos pa­ra es­ta­be­le­ci­men­tos na ca­pi­tal.

Iza Pan­tu­so res­sal­ta ain­da o cres­ci­men­to de res­tau­ran­tes e lan­cho­ne­tes des­se ti­po de ali­men­to em Be­lo Ho­ri­zon­te. Se há pou­co mais de um ano ha­via ape­nas três es­ta­be­le­ci­men­tos do se­tor, ago­ra o con­su­mi­dor tem mui­to mais op­ções. Pa­ra se ter uma ideia, em 2012, o Ibo­pe re­ve­lou que 9% da po­pu­la­ção da ca­pi­tal era ve­ge­ta­ria­na. Por sua vez, a So­cie­da­de Ve­ge­ta­ria­na Bra­si­lei­ra (SVB) cal­cu­la que um ter­ço des­se con­tin­gen­te é ve­ga­no.

Na ten­ta­ti­va de mos­trar às pes­soas o da­no cau­sa­do pe­lo con­su­mo de car­ne – es­pe­cial­men­te pa­ra os ani­mais –, o Ve­ga­ni­za usa as re­des so­ciais pa­ra tra­tar do as­sun­to. Na sex­ta-fei­ra, dia da Ope­ra­ção Car­ne Fra­ca, a pá­gi­na do Fa­ce­book com­par­ti­lhou uma ma­té­ria so­bre as de­nún­cias. No al­to, o tex­to: “Ve­ga­nos e ve­ge­ta­ria­nos, com­par­ti­lhem! Con­su­mi­do­res de car­ne (ani­mais re­ta­lha­dos), pa­rem de uma vez por to­das! Se não vai por amor, que se­ja atra­vés da dor”.

Ver­da­dei­ros car­ní­vo­ros


Cláudio Bonetti, que investiu em açougue vegano, acredita que o medo de comer alimentos estragados pode mudar hábitos(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Cláudio Bonetti, que investiu em açougue vegano, acredita que o medo de comer alimentos estragados pode mudar hábitos (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Pro­prie­tá­rio da Ven­ne Açou­gue e Mer­cea­ria, Cláu­dio Bo­net­ti diz que é ce­do pa­ra fa­lar em um re­fle­xo da ope­ra­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral pa­ra o con­su­mo de car­nes. Mas ele acre­di­ta que o te­mor de co­mer pro­du­tos es­tra­ga­dos vai fa­zer com que mui­ta gen­te re­pen­se so­bre aqui­lo que vai ser­vir à me­sa. “As pes­soas es­tão in­se­gu­ras de com­prar car­ne com pa­pe­lão ou po­dre”, ava­lia ele, que es­tá no mer­ca­do há qua­tro me­ses. Em­bo­ra ad­mi­ta que os ver­da­dei­ros car­ní­vo­ros di­fi­cil­men­te dei­xa­rão es­sa con­di­ção.

In­de­pen­den­te­men­te das de­nún­cias, Bo­net­ti pon­de­ra que o nú­me­ro de ve­ge­ta­ria­nos e ve­ga­nos tem cres­ci­do mun­dial­men­te. Em Por­tu­gal, por exem­plo, to­dos os res­tau­ran­tes são obri­ga­dos a ofe­re­cer um car­dá­pio ve­ge­ta­ria­no pa­ra seus clien­tes. “Tem ha­vi­do uma mu­dan­ça de há­bi­to, de pa­la­dar. Mui­tos não que­rem mais a mal­da­de com os ani­mais”, diz ele, pa­ra quem a op­ção de não co­mer pro­du­tos de ori­gem ani­mal é uma ques­tão de fi­lo­so­fia de vi­da.

 

 


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