Rubens Menin Teixeira de Souza, presidente do Conselho de Administração da MRV, foi o grande homenageado da noite de ontem. O executivo do ramo da construção civil recebeu o prêmio de Industrial do Ano de 2017, honraria máxima da cerimônia da Fiemg em comemoração ao Dia da Indústria. Em entrevista à reportagem do Estado de Minas, Menin refletiu sobre sua carreira de sucesso e as incertezas sobre a economia brasileira, mas demonstrou otimismo: ele acredita na retomada do segundo setor no país.
À frente da empresa que construiu a moradia de 1 a cada 200 brasileiros em 2017, Menin tem como meta que 1 a cada 100 brasileiros esteja vivendo em um de seus empreendimentos em 2022.
Apesar da área da construção civil ter sido uma das últimas a sentir o impacto da crise econômica, ele lamenta os problemas que o país vem enfrentando.
“Quem está pagando a conta do PIB no Brasil é a indústria, outros setores não foram tão afetados”, afirma. Menin espera que a crise política seja resolvida rapidamente para que as reformas voltem a ser discutidas. Ele acredita que, apesar das dificuldades, a indústria nacional pode ser competitiva. “Precisamos ser competitivos naquilo que temos aptidão, como a indústria da construção e a agricultura”, diz. Também enumera vantagens brasileiras sobre outros países, como a exposição solar e os recursos energéticos.
O executivo elogiou a iniciativa da Fiemg e pediu que os empresários respeitem os brasileiros trabalhadores que sustentam o país. “Temos que pensar que existem milhões de brasileiros que são um povo ordeiro, que saem todo dia de casa para trabalhar, que respeitam as regras”, pondera.
Nascido em 1956, Rubens Menin formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fundou a MRV em 1979, um ano após sua formatura, e até hoje preside a empresa. Também ocupa o mais alto cargo em outras três construtoras e no Banco Intermedium, além da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Diversão e conhecimento
Expo Robô
Até 4 de junho, no Shopping Diamond Mall – Piso L3
De segunda a sexta-feira, das 12h às 22h
Sábados, das 10h às 22h
Domingos, das 12h às 20h
Exposição “Cadeiras Contam Histórias – Do design da marcenaria portuguesa à
produção industrial brasileira”
Até dia 31, no Museu de Artes e Ofícios
“Trilha da Indústria”
Visitas mediadas no Museu de Artes e Ofícios
Até domingo