São 30 anos investindo em tecnologia sustentável e, agora, inovando para pôr em prática agora o conceito de negócio social. A nova aposta da Ambev é a comercialização de uma água que destina 100% do lucro de suas vendas para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. “Depois de três décadas economizando água nas cervejarias e apostando em outros processos, queríamos algo que fosse mais direto com o consumidor. Daí, tivemos a ideia da AMA”, explica o gerente de marketing da AMA, Lucas Rossi. O produto chega este mês aos supermercados de Minas Gerais. À venda em outros nove estados, estará até o fim do ano em todo o país.
Por meio da plataforma www.aguaama.com.br, os consumidores podem acessar a prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto. Três comunidades, que reúnem juntas cerca de 3 mil pessoas no interior do Ceará, vão inaugurar projetos de acesso à água potável na quarta-feira, Dia Mundial da Água. Os projetos receberam investimentos da AMA para dar andamento a iniciativas locais de abastecimento. A verba investida pela cervejaria viabilizou obras para a perfuração de poços e a instalação de microusinas de energia solar que diminuem o custo de distribuição da água. Depois que os projetos forem inaugurados, eles serão geridos pela própria comunidade.
A Ambev faz ainda parte do CEO Water Mandate, que reúne empresas comprometidas com o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo. “O cliente começa a pensar em comprar um produto cujo lucro não vai para a empresa e se conscientiza de um problema que pode ser muito distante dele. Assim, conseguimos juntar todas as pontas e trabalhar de forma incrível para construir mundo melhor”, afirma o gerente.
A cervejaria lançou, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a Fundación Avina e a Carbon Trust, o Sistema de Autoavaliação da Eficiência Hídrica (Saveh), plataforma on-line inédita que oferece gratuitamente um sistema de gestão para empresas que usam água no seu processo produtivo consigam economizar esse recurso. O sistema de gestão usado internamente pela Ambev contribuiu, nos últimos 13 anos, para uma redução de mais de 40% no consumo de água da cervejaria.
Projeto Bacias A iniciativa, que teve início em 2010, busca preservar e recuperar bacias hidrográficas em diversas regiões, em parceria com as ONGs WWF Brasil e The Nature Conservancy (TNC). A cervejaria também passou a ser a maior patrocinadora da Coalizão Cidades pela Água, liderada pela TNC, que visa ampliar a segurança hídrica para mais de 60 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas. Nos próximos anos, o grupo trabalhará para que a preservação de rios e nascentes seja incorporada na gestão dos recursos hídricos de 243 cidades.