Rio, 30 - Os preços da gasolina e do óleo diesel já variam nas bombas diariamente, independentemente da política de preços da Petrobras, informou o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) em comunicado. A estatal anunciou nesta sexta-feira, 30, que poderá alterar os preços em suas refinarias com mais frequência do que tem feito desde outubro. As mudanças começam a valer na próxima segunda-feira, 3.
Com o argumento de que não comenta os preços das distribuidoras filiadas, o Sindicom se restringiu a afirmar que cinco variáveis compõem os preços do combustíveis para o consumidor final - o preço de aquisição do produto, tributos, logística, remuneração dos distribuidores e ganho dos revendedores. Diz ainda que as oscilações da oferta e da demanda interferem no mercado, que é livre.
"Apenas duas dessas variáveis, custo do produto e tributos, são responsáveis por mais de 80% do preço final, e a margem média dos distribuidores representa menos de 5%, de acordo com informações publicadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)", destacou o sindicato das distribuidoras.
(Fernanda Nunes)