Os comerciantes de Belo Horizonte estão otimistas para as vendas pelo Dia dos Pais, comemorado segundo domingo de agosto. Este ano a data cai dia 13 de agosto. Levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Logistas da capital (CDL-BH) mostra que a expectativa é de crescimento de 1,22% em comparação com 2016. Nos dois anos anteriores o comércio registrou queda.
Ainda de acordo com o levantamento feito pela CDL, o valor médio de gastos dos consumidores da capital com os presentes para os pais este ano é de R$ 180,62, como esperam os lojistas. Em 2016, o ticket médio foi de R$ 117,23.
A onda de otimismo mostra que para 62,4% dos empresários da capital as vendas serão melhores que o ano passado. Quem lidera a lista de animados com as vendas são os lojistas dos setores de calçados, óticas, vestuário e drogarias/perfumarias.
O levantamento feito pela CDL ainda mostra que itens de vestuário são a primeira opção dos filhos e filhas para marcar a data. Ao todo, 21,5% vão presentear com roupa. Na segunda posição estão perfumes e artigos de barbearia para 11%.
Seguido de relógios (9,7%); bombons (7,2%); vinhos (6,3%); óculos (5,5%); ferramentas (4,2%); material esportivo (3,8%); livros (3,0%); cordão/pulseira (2,1%); artigos para bicicletas (1,7%); telefone celular (1,7%); cesta de café da manhã, malas e artigos de decoração (0,4% cada).
Para Bruno Falci, presidente da CDL-BH, a economia tem dado sinais de melhoria e isso pode ajudar a melhorar as vendas. “Com a economia dando alguns sinais de melhora, a perspectiva para este ano está melhor. Somado a isso há o apelo emocional muito forte. As pessoas gostam de presentear os pais, mesmo que seja com produtos de menor preço”, afirmou.
Nessa direção, os empresários esperam investir mais em promoções, ofertas e liquidações para atrair os clientes. Para 41,7% essas são as melhores estratégias. Mas outras possibilidades são consideradas, como a divulgação dos produtos (31,9%) e facilidades de pagamento (15,3%).
Inclusive, a pesquisa mostra ainda que para 64,1% dos lojistas o pagamento parcelado em cartão de crédito deve ser a forma mais utilizada para a compra dos presentes.
Apesar da onda de otimismo, o desemprego, que segue em alta, deve ser o principal problema que vai atrapalhar o aumento das vendas. Esse é o entendimento de 26,5%, seguido da falta de agilidade e cordialidade no atendimento (22,6%) e aumento no preço dos produtos (17,5%). A crise financeira será a maior dificuldade para 14,1%, a diminuição da renda (12,4%), aumento da inadimplência (4,3%) entre outros fatores.