O pesquisador inglês Aubrey de Grey, de 53 anos, garante que, nos próximos 20 anos, a ciência vai encontrar formas de fazer com que os seres humanos ultrapassem os 150 anos.
Segundo Grey, a fonte da juventude consiste em frear o envelhecimento, a partir de mecanismos que corrijam os danos e desgastes no organismo causados pelo passar dos anos.
Com visual excêntrico por causa da barba que chega ao peito, Grey explicou sua teoria para uma plateia formada por milhares de influenciadores digitais e mentes tecnológicas envolvidas no universo das startups.
Pela teoria do pesquisador, será possível interromper os efeitos do envelhecimento, associados a doenças como câncer e Mal de Alzheimer.
A fórmula para isso consiste em desenvolver terapias de rejuvenescimento, evitando danos como a intoxicação celular, a perda de células naturais do envelhecimento.
A ideia é fazer a manutenção do corpo assim como ocorre no caso de carros, por exemplo. Ele usa a comparação de um carro antigo para mostrar que se pode fazer uso dele por tempo indeterminado.
A partir dessas terapias, doenças associadas ao envelhecimento podem ser evitadas, já que seriam efeitos colaterais do tempo. Por esse raciocínio, Grey distingue males causados pelo envelhecimento de outros provocados por doenças transmissíveis, congênitas e crônicas.
“A questão é fazer com que os danos ao nosso organismo não nos deixem doentes. Temos 50% de chance de fazer com que tudo funcione nos próximos 20 anos, desde que tenhamos financiamento”, afirma Grey.
Ele ressalta que os estudos antienvelhecimento enfrentam muita resistência da sociedade, que teme a vida “eterna”. “Se tiver que escolher entre ter Alzheimer aos 80 ou ficar entediado aos 280, escolho ficar entediado”, brinca.
Como viralizar
A programação do Fire 2017, que lotou nessa quarta-feira (16) o Palácio das Artes, traz outros nomes de peso na programação desta quinta-feira (17).
Autor dos best-sellers “Contágio: por que as coisas pegam” e “O Poder da Influência”, o professor Jonah Berger é outra estrela do mundo digital que vai se apresentar no palco principal do evento.
Sejam vídeos, histórias ou produtos, Berger se debruçou sobre o fenômeno da viralização e investigou o que torna algo viral, espalhando-se rapidamente para milhares de pessoas.
Já o especialista em negócios on-line Bruno Pinheiro, autor do Best-Seller Empreenda sem Fronteiras, participará do painel “Profissão Internet”.
Um dos palestrantes será Diego de Oliveira, gerente de comunicação e marketing integrado da Coca-Cola. Já o chefe do setor de comunicação corporativa da BMW no Brasil, João Veloso Jr., vai ensinar como inovar e manter a credibilidade do seu público.
Cerca de 2 mil profissionais participam do evento para acompanhar palestras de 50 gigantes da área, discutir tendências de mercado, além de trocar experiências.
BH foi escolhida para ser palco do Fire 2017 por ser uma das cidades mais tecnológicas do Brasil. A capital mineira abriga atualmente a segunda maior comunidade de startups do país.