Astrologia. A raiz etimológica tem origem na junção dos termos gregos astron, que significa “estrela” ou “astros”, e logos, que quer dizer “estudo”. É a pseudociência (informação baseada em fatos científicos, mas que não resulta da aplicação de métodos científicos) que tem como objetivo decifrar a influência dos astros no curso dos acontecimentos terrestres e na vida das pessoas. Agora adotada no mercado de trabalho, ela chega como mais uma ferramenta de avaliação, análise e assertividade tanto para contratar quanto para auxiliar o profissional em suas decisões.
Graziella Marraccini astróloga, taróloga, cabalista, estudiosa de ciências ocultas e diretora da Sirius Astrology, de São Paulo, afirma que é possível escolher a profissão com a ajuda da astrologia. “Ao descrever a personalidade da pessoa, ela auxilia indicando quais as profissões mais adequadas. A personalidade é formada por muitos fatores e somente uma análise individual da pessoa pode indicar com precisão qual a profissão ideal”, afirma.
A astróloga explica que, ainda que não dê para falar em profissão ideal, mas de inclinações já que o leque de possibilidades é bastante amplo, “é importante analisar os signos solar e o lunar, os planetas regentes e os planetas nas Casas 2, 6 e 10 e seus aspectos. Essas casas correspondem ao campo financeiro (como a pessoa lida com as finanças), rotina de trabalho (como ela aguenta a rotina e se prefere a carreira liberal) e a carreira e acensão social (chances de sucesso)”.
Muitos não acreditam e não levam as indicações dos astros em conta. Para Graziella Marraccini, as consequências podem resultar numa insatisfação interna e dificuldade em conseguir ter sucesso. No entanto, pode ocorrer uma mudança de carreira num determinado momento da vida.
Ao pensar na influência dos planetas, Graziella Marraccini conta que todos têm sua importância na composição da personalidade. “Sol é a identidade interior e espiritual. A Lua, as reações emocionais e sentimentos. Mercúrio, raciocínio e habilidades. Marte, iniciativa e ação. Vênus, prazeres e capacidade de conexão. Júpiter, otimismo, expansão; e Saturno, responsabilidade e respeito às regras.” Onde você se encaixa?
PLANETAS
Graziella Marraccini também destaca a relação da carreira com os signos de Fogo, Terra, Ar e Água. “Cada signo confere inclinação para o seu próprio elemento. Geralmente, os de Fogo predominam profissões de ação, militares e industriais. De Terra, agricultura, alimentos, rotina e profissões materiais. Já os de Ar, carreiras intelectuais, literárias, pesquisas científicas. E os de Água, carreiras relacionadas com contatos pessoais, como hotelaria, bares etc. No entanto, os planetas são mais importantes do que os signos. Porém, a personalidade é uma combinação dos vários elementos aliados aos planetas e seus aspectos planetários, por isso não devemos generalizar.”
Diante do que falam os astros, o que fazer para ter sucesso na carreira? Para Graziella Marraccini, antes de mais nada “se autoconhecer para perceber quais as suas reais inclinações para ser feliz! Nem sempre o sucesso social e financeiro gera felicidade. E escolher uma carreira que a deixe satisfeita, o que produzirá uma vida longa e harmoniosa”.