"A concessionária adotará as providências necessárias para o cumprimento das condições estabelecidas em lei para o processo de relicitação", diz a Invepar.
A Via 040, que explora o trecho entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), ressalta que continuará operando normalmente de forma a garantir a segurança e atendimento 24 horas aos seus usuários.
Na prática, a BR continuará sendo administrada pela iniciativa privada, uma vez que a atual concessionária permanece responsável pela gestão da rodovia até o final do processo de relicitação.
A BR 040 é operada, desde 2014, pela Via 040, empresa da Invepar, subsidiária da empreiteira OAS, alvo das investigações da Operação Lava-Jato. Com 936,8 quilômetros de extensão, a BR 040 tem apenas 295,3 quilômetros duplicados, dos quais a União foi responsável pela maior parte da obra.
Nestes três anos, a Via duplicou apenas 73 quilômetros, portanto, restam 641,5 quilômetros para serem duplicados em menos de dois anos. O contrato prevê que a totalidade do trecho fosse duplicada em até cinco anos após a assinatura.