A ideia de lançar fermento sobre a produção de moda por meio de uma semana dedicada aos lançamentos e às vendas, iniciativa da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), vem dando mais que certo e faz, a cada nova edição, a receita da cadeia fashion do estado crescer como bolo. Prova disso está na longevidade da Minas Trend, plataforma que chega aos 10 anos e responde por até 60% do volume de negócios realizados por temporada entre empresas participantes do evento.
Na edição deste ano, que começou ontem, 26 grifes vão fazer a sua estreia. “Nosso ideal e expectativa é sempre superar a edição anterior”, comentou Olavo Machado Júnior, presidente da Fiemg, durante coletiva de imprensa que abriu o evento.
A 21ª edição reúne 212 expositores de Minas e outros estados em torno de lançamentos para o inverno 2018, que serão conhecidos no centro de convenções Expominas, em Belo Horizonte, até sexta-feira (hoje e amanhã, das 10h às 20h, e sexta-feira, das 10h às 17h). Representando fabricantes dos segmentos de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias que apresentam e vendem a lojistas de todo o país coleções no atacado, no sistema de pedidos, o salão de negócios tem sido reconhecido como o maior e mais bem-sucedido da América Latina, segundo Machado Júnior.
“Nesse tempo todo, enxugamos custos e nos adequamos ao cenário econômico, em parceria com os fabricantes, para apresentar tanto uma plataforma, quanto produtos a preços competitivos. Isso porque aqui nosso foco é fazer negócios. O glamour já está, essencialmente, inserido nos segmentos que formam a cadeia produtiva de moda”, disse o presidente da Fiemg. Isso explica a mudança de endereço do evento do Alphaville Lagoa dos Ingleses para o Expominas e uma agenda de desfiles mais enxuta.
Nesta edição, desfilam 11 grifes e o Sindicato das Indústrias Joalheiras, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas e Bijuterias do Estado de Minas Gerais (Sindijoias-MG). O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest), Luciano Araújo, afirmou que neste ano houve 18% de crescimento no número de estandes dedicados ao segmento e 30% no número de grifes participantes (já que muitas dividem o mesmo espaço). “Falamos de um evento fundamental para o desenvolvimento da indústria da moda, segundo maior gerador de empregos do estado, com 130 mil postos de trabalho”, destacou.
Inverno’2018 Outro ingrediente que faz o sucesso da receita da Minas Trend é a antecipação de coleções que serão lançadas nas lojas cerca de seis meses após a apresentação na feira. Essa característica tem sido celebrada tanto por confecções, que têm nos negócios já realizados um aval para a produção de peças, quanto pelo lojista, que faz uma previsão do estoque e lança as temporadas na frente da concorrência.
“Ainda não podemos cravar percentuais, uma vez que estamos apenas nos primeiros dias de vendas. No entanto, o número de participantes cresceu 10% e a expectativa é que o volume de negócios também receba incremento nesta faixa”, observa Machado Júnior. Orçado em R$10 milhões (por edição), de acordo com a Fiemg, o evento recebe mais R$1 milhão em patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), parceira desde a 16ª edição. Participam do salão 22 compradores internacionais, além de lojistas de todos os estados.
Serviço
Minas Trend
Período: Até dia 6
Horário: Hoje e amanhã, das 10h às 20h
Sexta-feira, das 10h às 17h
Local: Expominas
Designers do interior
O diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, disse, ontem, que a parceria do governo estadual com a Fiemg na realização da Minas Trend está garantida pelo menos até 2019, e discorreu sobre a importância de o evento abrir espaço para confeccionistas e designers do interior, em iniciativas como o Empresa Tendência, projeto que premia empresas sediadas fora da capital. “Nosso objetivo é levar desenvolvimento também para as regiões mais distantes, num movimento de cooperação e incentivo à criatividade, visibilidade e crescimento.” Além disso, de acordo com o executivo, o movimento em torno da Minas Trend traz um incremento de R$ 30 milhões para a economia da capital, dinheiro que chega principalmente por meio da ocupação de hotéis e consumo em restaurantes, bares, lojas e demais ofertas de serviços, lazer e entretenimento.