O desempenho da capital mineira no mercado do pole dance fez com que a capital mineira fosse escolhida para sediar seu primeiro campeonato regional da modalidade, marcado para o próximo dia 11 de novembro. A disputa promete movimentar o mercado fitness no estado, que tem o segundo maior público consumidor de artigos do segmento.
Segundo dados do Conselho Federal de Educação Física, de 2016 para 2017, o Brasil ganhou mais de 3,9 mil academias. Em Minas Gerais, o crescimento foi de 7,4%, com 190 novas unidades. Dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) mostram que o mercado fitness, incluindo academias, equipamentos e vestuário, fatura anualmente cerca de US$2 bilhões. Neste cenário, os estúdios especializados, como os de pole dance, têm conquistado espaço e atraído investidores.
A professora Taís Daher, uma das organizadoras do campeonato, diz ter investido na abertura de um estúdio em BH diante da grande procura pela profissionalização do pole dance. Ela comemora o fato dea capital mineira ter sido escolhida como sede do evento. “A atividade é mais recente aqui que em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, mas vimos um boom muito grande nos últimos cinco anos. Muitos dos nossos artistas não têm a oportunidade de mostrar o seu trabalho por não ter um evento local. O pole mineiro tem um lado artístico muito forte e poderoso. Nosso Estado merece receber um evento para valorizar e mostrar nosso jeito de fazer pole”, afirmou.
O dono da Ali Fitness, que patrocina o campeonato, Gene Luz, disse que as vendas apontam para um crescimento na procura de pessoas físicas pela barra do pole dance, como forma de praticar em casa. As mulheres são o público majoritário. “O potencial econômico do Estado foi um dos fatores considerados pela empresa para patrocinar o I Campeonato Mineiro de Pole Dance”, destacou.
O I Campeonato Mineiro de Pole Dance vai ocorrer no dia 11 de novembro, no Teatro Santo Agostinho, das 14h às 20h. Os interessados em assistir podem comprar ingressos a R$ 35 no site da Sympla.