O governador Fernando Pimentel assinou nesta quarta-feira, no Palácio da Liberdade, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae/MG) termo de cooperação técnica para aprimorar o planejamento das compras institucionais, especialmente na aquisição de alimentos da agricultura familiar, em 750 escolas da rede estadual de ensino de cinco Territórios de Desenvolvimento (Alto Jequitinhonha, Baixo e Médio Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce).
A parceria envolve também as secretarias de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Educação (SEE), contemplando 159 municípios das áreas de abrangência das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Almenara, Diamantina, Governador Valadares, Januária, Montes Claros e Teófilo Otoni.
Fernando Pimentel destacou que a iniciativa valoriza os pequenos agricultores e prioriza a qualidade do atendimento aos alunos da rede estadual. “Estamos fazendo uma qualificação dos profissionais da área da educação responsáveis pelas compras dessas escolas. Na verdade, estamos juntando duas coisas: uma é a valorização da pequena produção agrícola familiar. Hoje, 70% dos alimentos consumidos no Brasil são produzidos pelos pequenos produtores rurais. E, do outro lado, estamos melhorando a qualidade da nossa merenda escolar com o apoio do Sebrae e da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais)”, destacou.
O governador lembrou ainda que a parceria é mais uma ação do governo do Estado para incentivar os produtores mineiros. “No momento em que o Brasil está atravessando uma crise tão séria, que vemos um corte de gastos tão pesado e perverso do governo federal na área social, na educação e na saúde, nós estamos mostrando um exemplo contrário. Com trabalho, com persistência, com o apoio das entidades do sistema S, Minas Gerais está avançando”, afirmou.
Segundo a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, a ação do governo estadual de Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo envolve todas as secretarias estaduais no auxílio ao desenvolvimento dos municípios. A parceria oficializada nesta quarta-feira irá ajudar a movimentar a economia local nas regiões.
“Nessa época de crise, não só financeira, mas de trabalho, é um aporte nas famílias produtoras e, ao mesmo tempo, colabora com as diretoras com um cardápio regionalizado, com a produção daquilo que elas precisam. É todo um trabalho para unir produtor e comprador”, afirmou.
O investimento do Sebrae é de cerca de R$ 1 milhão, para 188 horas de consultoria, durante 12 meses. Está prevista a capacitação de cerca de 1.500 gestores de ensino para aprimorar a gestão de compras da alimentação escolar, visando facilitar e ampliar o acesso do pequeno agricultor familiar, inscrito no Cadastro Único, ao mercado institucional, especialmente das escolas públicas. As 750 escolas incluídas no convênio compram cerca de R$ 25 milhões em produtos para alimentação escolar.
O trabalho com os gestores de ensino busca adequar o cardápio à produção regional de forma planejada, ajustando demanda e oferta por meio de editais coletivos e cronogramas de entregas adequados à realidade dos pequenos agricultores. Está previsto também a elaboração do Mapa das Compras da Alimentação Escolar, que orientará os agricultores familiares no planejamento do plantio e comercialização de alimentos para as escolas estaduais.
O presidente da Fiemg e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MG, Olavo Machado, destacou que o projeto é um “bom negócio” para Minas Gerais. “Ele cria condições para que o micro e pequeno empresário possa ter oportunidade num mercado de mais de R$ 20 milhões, prestigiando os produtos mineiros”, afirmou.