São Paulo, 13 - Além das alterações na programação do evento e na redução de custos para os participantes, Cannes Lions também está mudando a lógica da premiação. O objetivo, segundo o presidente do festival, José Papa Neto, é dar mais relevância aos Leões, reduzindo a quantidade de prêmios distribuídos em cada categoria. Ao todo, segundo a organização de Cannes Lions, 120 subcategorias da premiação serão eliminadas em 2018.
Outra crítica dos participantes de Cannes Lions será encaminhada. No ano que vem, os júris vão começar a olhar separadamente as peças criadas para empresas, com o objetivo de gerar negócios e vendas, e as realizadas para organizações não governamentais. Trata-se de uma transição para que campanhas feitas com diferentes intuitos tenham avaliações totalmente separadas até 2019 ou 2020. Uma das queixas de era que certas campanhas para ONGs recebiam prêmios importantes, apesar de terem alcance pequeno de público.
Embora o número de categorias tenha sido elevado - serão 26, ante as 24 dos últimos dois anos -, o festival reorganizou a premiação de forma a evitar que elas se confundam. Agora, o festival distribuirá os Leões a partir de nove divisões temáticas: reach (alcance), communication (comunicação), craft (apuro técnico), experience (experiência), innovation (inovação), impact (impacto), good (bem comum), entertainment (entretenimento) e health (saúde).
Nesta reorganização, foram eliminados os prêmios de Cyber, Integrated e Promo & Activation Lions. Foram criados novas categorias: Creative eCommerce, Social & Influencer, Industry Craft, Sustainable Development Goals e Brand Experience & Activation.
Agência do ano
Por fim, outra grande mudança será no peso da pontuação para a escolha dos vencedores de prêmios como Agência do Ano. O objetivo é dar mais vantagens para as empresas que receberem prêmios relevantes, como Grand Prix (Grande Prêmio) e Leões de ouro e prata. Desta forma, será reduzido o peso relativo do total de Leões de bronze e de shortlists (peças finalistas a concorrer a um Leão).
As pontuações para finalistas e Leões de bronze não mudam, continuando em 1 e 3 pontos, respectivamente. Os Leões de prata, que valiam 5 pontos, passam a contar 7. O peso de um Leão de ouro mais do que dobra, passando de 7 para 15 pontos. Enquanto isso, um Grand Prix passa a valer o triplo: evolui de 10 para 30 pontos. Os Grand Prix nas principais categorias do festival - Creative Effectiveness e Titanium - antes valiam 12 pontos e, agora, somarão 35.
Confira as novas categorias do festival Cannes Lions:
Reach (Alcance)
Creative Data Lions
Social & Influencer Lions
PR Lions
Direct Lions
Media Lions
Communication (Comunicação)
Film Lions
Radio & Audio Lions
Print & Publishing Lions
Outdoor Lions
Design Lions
Mobile & Screen Lions
Titanium Lions
Craft (Apuro técnico)
Industry Craft Lions
Digital Craft Lions
Film Craft Lions
Experience (Experiência)
Brand Experience & Activation Lions
Creative eCommerce Lions
Innovation (Inovação)
Innovation Lions
Product Design Lions
Impact (Impacto)
Creative Effectiveness Lions
Good (Bem Comum)
Sustainable Development Lion
Glass Lions: The Lion for Change
Entertainment (Entretenimento)
Entertainment Lions
Entertainment Lion for Music
Health (Saúde)
Pharma Lions
Health & Wellness Lions
(Fernando Scheller)