São Paulo, 23 - Os descontos oferecidos a consumidores no período da Black Friday são conhecidos por baratear produtos do varejo, como eletrônicos e eletrodomésticos. Agora, os descontos se espalharam para outros setores: de franquias e intercâmbio a hospedagem em motel passando pelo cachê de cantora de música sertaneja.
"O maior fator é a difusão da marca. A gente corta parte do lucro, sim, e é uma coisa que já está orçada", afirma Marcelo Cansini, fundador da agência de intercâmbio World Study. Até 30 de novembro, a empresa oferece 100% de desconto na taxa de matrícula, que costuma girar em torno de US$ 200, para todos os seus destinos.
Uma outra alternativa "fora da caixa" desta temporada de megadescontos é a aquisição de franquias. A Cosmetic Green, que vende cosméticos de diferentes marcas, está aproveitando o embalo para promover o seu modelo digital com 50% de desconto na taxa de franquia, de R$ 950 - até esta sexta-feira, 24, portanto, o preço fica em R$ 475.
A Lug’s, rede de fast-food conhecida pelo frango no balde e pela batata belga, é mais uma a oferecer nesta semana 50% na taxa de franquia, que cai de R$ 40 mil para R$ 20 mil. A ação, no entanto, é voltada apenas para quem já é franqueado da rede e tem interesse em adquirir uma segunda ou terceira franquia.
Black Monday
Ação criada pela Associação Brasileira de Motéis (ABMOTÉIS) e pelo Guia de Motéis oferece 50% de desconto sobre o valor da hospedagem em centenas de estabelecimentos de vários Estados. Mas atenção ao regulamento: a promoção é válida apenas para um casal por suíte e no primeiro período de hospedagem. A promoção, porém não pode ser usada na sexta-feira, dia da Black Friday. Só vale para segunda-feira, dia 27. e é necessário obter um cupom no site da Black Monday.